News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Sexta-Feira, 16 de Abril de 2021

Livre

ZIKA VÍRUS: LABORATÓRIO DO ESTADO SERÁ CAPACITADO PARA DIAGNOSTICAR DOENÇA

Vale ressaltar que o vírus Zika é de difícil detecção já que cerca de 80% dos casos infectados não manifestam sinais ou sintomas.
Sexta-Feira, 18 de Dezembro de 2015 - 16:01

Por Wanglézio Braga

O Ministério da Saúde (MS) informou que vai capacitar 11 novos laboratórios Centrais (Lacen’s) para diagnosticar Zika Vírus. Entre os estados da federação, Rondônia está incluído para receber dos Laboratórios de Sentinelas de Referência o processo de reciclagem para diagnosticar a doença.

Atualmente, os exames são enviados para Belém (PA) ao instituto Evandro Chagas ou  para laboratórios de referência de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Pernambuco. Depois retornam para o estado rondoniense. Tal procedimento é demorado e prejudica no diagnóstico conclusivo tendo em vista que o teste deve ser feito, de preferência, nos primeiros cinco dias de manifestação dos sintomas.

A partir da confirmação e caracterizada a presença do vírus na região, os outros diagnósticos são feitos clinicamente, por avaliação médica dos sintomas.

Atualmente, a técnica diagnóstica utilizada pelo Ministério da Saúde é o PCR (Biologia Molecular). Nos dois próximos meses, a tecnologia será transferida para mais 11 laboratórios, somando 27 unidades preparadas para analisar 400 amostras por mês de casos suspeitos de Zika em todo o país.

O governo federal realizou nesta semana pregão para compra de insumos (primers e sonda) para a realização de 250 mil exames a um custo de R$ 645 mil. Até a primeira quinzena de janeiro, todos os laboratórios terão recebido os insumos.

Além de Rondônia, os estados do Acre, Amapá, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Piauí, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Roraima também serão contemplados com a capacitação.

Fonte - NEWSRONDONIA

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.