Livre
A comercialização dos supermercados e de vestuário avançou em outubro e o setor varejista iniciou o último trimestre de 2015 com alta inesperada das vendas. O desempenho do comércio em outubro interrompeu oito meses seguidos de quedas.
As vendas no varejo subiram 0,6% em outubro na comparação com o mês anterior, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou nesta quarta-feira. A última alta havia sido registrada em janeiro, quando as vendas cresceram 0,1%.
Mas o resultado faz pouco para compensar as perdas acumuladas entre fevereiro e setembro, de 6,3%. Em relação ao mesmo mês do ano passado, houve recuo de 5,6%, marcando a sétima taxa negativa seguida nessa base de comparação e o pior resultado para o mês na série histórica iniciada em 2000.
Cinco das oito atividades pesquisadas no varejo restrito apresentaram alta no volume de comercialização em outubro em comparação com o mês anterior. As vendas de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, setor com maior peso na estrutura do comércio varejista, tiveram alta de 2% no mês. As de tecidos, vestuário e calçados, por sua vez, subiram 1,9%.
O varejo ampliado, que inclui automóveis e materiais de construção, apresentou queda de 0,1%, pressionado principalmente pela queda de 2,9% de material de construção.
Em um cenário de restrição de crédito, renda menor e inflação mais alta, o comércio varejista vem padecendo este ano ainda com a confiança dos consumidores em mínimas recordes. No terceiro trimestre, o consumo das famílias recuou 1,5% na comparação com o trimestre anterior, contribuindo para a contração de 1,7% do Produto Interno Bruto (PIB) no período.
News Destaques
News Política
News Polícia
Editoria de Cultura
Editoria Geral
News Eleições 2020
News Vagas de Emprego
Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.