News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Domingo, 11 de Abril de 2021

Livre

COMISSÃO OUVE DIREÇÃO DO DETRAN SOBRE BLITZE EM RONDÔNIA

Parlamentares afirmam que o departamento deve orientar em vez de apenas multar
Terça-Feira, 15 de Dezembro de 2015 - 15:35

A Comissão de Habitação e Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa se reuniu no Plenarinho na manhã desta terça-feira (15) para ouvir o diretor geral do Detran, José de Albuquerque Cavalcante, que explicou a realização de blitze em Rondônia.

O presidente da comissão, Laerte Gomes (PEN), solicitou informações sobre blitze realizadas diariamente nos municípios. “Há informações da falta de respeito com o cidadão, de maus tratos”, acrescentou.

O diretor técnico de operações do Detran, Hugo Guilherme Correia, disse que denúncias de mau comportamento serão apuradas. “Estamos fiscalizando para ver se as regras de trânsito são cumpridas”, destacou. Ele afirmou que a intenção não é multar, e sim garantir a segurança no trânsito.

”Eu já vi o caso de um lacre estar enferrujado e o cidadão o arrancar e multar. Já vi o cidadão multar porque um retrovisor da moto estava diferente do outro. Se o motorista está alcoolizado é uma coisa, mas o que acontece são absurdos”, afirmou Laerte Gomes.

O deputado Jesuíno Boabaid (PTdoB) disse ter recebido denúncia de que um motorista foi ao Detran e ao ser informado que seria autuado, tirou fotos de todos os carros que estavam no departamento. “Estavam todos irregulares. Pau que dá em Chico também deve dar em Francisco”, acrescentou.

Jesuíno disse ser inaceitável agentes de trânsito ficarem à sombra multando motoristas. “Não orientam o trânsito. Cada caso precisa ser analisado. Já aconteceu de eu levar multa em dois locais diferentes, no mesmo horário. Tiveram que tirar”, destacou.

O deputado Dr. Neidson (PTdoB) disse ter ouvido reclamações sobre a realização das blitze no horário em que os motoristas estão indo para o trabalho.

Hugo Guilherme Correia disse que as blitze são realizadas a partir das 8h e ao meio dia, principalmente.

Laerte Gomes, Jesuíno e Dr. Neidson afirmaram que o Detran precisa orientar os motoristas, e não apenas multar. “Não quero crer que a indústria da multa tenha sido instalada em Rondônia”, detalhou Boabaid.

“Fazer uma blitz perto do cemitério no Dia de Finados é uma falta de respeito. É uma programação somente para arrecadar. O Detran precisa desenvolver um trabalho pedagógico”, afirmou Laerte Gomes.

José de Albuquerque Cavalcante disse que a intenção do Detran é evitar acidentes. “O trânsito mata mais do que a guerra no Vietnam. Em Porto Velho mesmo, é visível a redução de acidentados que dão entrada no João Paulo II quando acontece a blitz da Lei Seca”, acrescentou.

O diretor do Detran disse que o objetivo do departamento não é multar e que estão programadas campanhas educativas. “Não podemos interferir no trabalho da PM. A multa é consequência da infração”, destacou.

A comissão aprovou a convocação da presidente da Caerd para o dia 16 de fevereiro. Ela não compareceu à reunião para a qual foi convidada. Laerte Gomes afirmou que o sistema não funciona em praticamente todo o Estado.

Fonte - ALE/RO

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.