News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Sexta-Feira, 16 de Abril de 2021

Livre

IVO CASSOL É O SENADOR COM MAIS PENDÊNCIAS NO STF, REVELA LEVANTAMENTO

De cada dez senadores, quatro estão sob investigação no Supremo. Dos 81 integrantes da Casa, pelo menos 31 respondem a inquérito ou ação penal na mais alta corte do país.
Domingo, 13 de Dezembro de 2015 - 16:41

Por Wanglézio Braga

O ex-governador de Rondônia, Ivo Cassol (PP-RO) é o senador com mais pendências criminais no Supremo Tribunal Federal (STF). Assim chegou a conclusão um dos mais renomados sites de notícias políticas do país - o Congresso em Foco - que publicou nessa sexta-feira (11) um estudo onde avalia as pendências dos senadores junto ao STF. Os dados do levantamento foram atualizados no último dia 19 na página da autarquia.

De cada dez senadores, quatro estão sob investigação no Supremo. Dos 81 integrantes da Casa, pelo menos 31 respondem a inquérito ou ação penal na mais alta corte do país. Quase metade dos investigados representa o PMDB e o PT. Juntos, esses dois partidos têm 14 nomes na lista dos senadores sob algum tipo de acusação criminal. As suspeitas vão de crimes de corrupção, contra a Lei de Licitações e eleitorais até delitos de menor gravidade, como os chamados crimes de opinião.

Ele foi citado na reportagem por está condenado a quatro anos e oito meses de prisão, em regime semiaberto, desde agosto de 2013. Cassol até participou da votação que manteve Delcídio preso na semana passada.

Os ministros consideraram Cassol culpado da acusação de ter direcionado licitações a empresas de conhecidos entre 1998 e 2002, quando era prefeito de Rolim de Moura (RO). O Supremo já negou recurso do senador, que insiste na expectativa de reduzir a pena. Sua última apelação estava na pauta do STF no início deste mês, mas foi retirada pelos ministros de última hora.

Além da condenação, o senador acumula outros nove processos. Ele enfrenta duas ações penais, por calúnia e crime eleitoral, e outros sete inquéritos por peculato, improbidade administrativa, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro, corrupção passiva, crimes contra o meio ambiente, contra o sistema financeiro e contra a Lei de Licitações.

A editoria do News Rondônia, prezando pelo bom jornalismo, deixa o espaço aberto para que o senador, se assim desejar, possa dar sua versão sobre o levantamento publicado. 

Fonte - NEWSRONDONIA

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.