News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Segunda-Feira, 19 de Abril de 2021

Livre

CREA-RO FIRMA TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA AO PROJETO DA PRIMEIRA INCUBADORA DE TALENTOS EMPREENDEDORES DA AMAZÔNIA

O Porto Inovador foi apresentado para o presidente do Crea-RO, Nélio Alencar e para o vice-presidente do Crea-RO, Joel Magalhães.
Sexta-Feira, 11 de Dezembro de 2015 - 11:23

Na última quarta-feira, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rondônia (Crea-RO), Nélio Alencar, assinou um termo de cooperação técnica com a empresa IDE3 Consultoria,  para garantir o apoio do Crea-RO ao desenvolvimento do Porto Inovador - Incubadora de Talentos Empreendedores da Amazônia.

De acordo com o idealizador do projeto, o consultor da IDE3 consultoria e professor de gestão e empreendedorismo da Fundação Getúlio Vargas, Anderson Domingos, o projeto Porto Inovador tem como objetivo desenvolver talentos em um ambiente empreendedor. “Vamos primeiro mapear os talentos dos futuros empreendedores, uma vez que cada pessoa tem um talento que às vezes não é identificado, e muito menos valorizado pelo ambiente social e educacional. Uma vez perdido esse talento, não só perde o indivíduo, mas também toda a sociedade e a economia, que deixa de ter potenciais prodígios em diversos segmentos. Após essa etapa, ai sim, mostraremos o universo do empreendedorismo e as imensas possibilidades de crescimento social e econômico que o conceito carrega. Não se trata mais de criar o melhor empregado para o mercado, e sim de criar novos mercados através de um fomentador da indústria criativa que hoje no Brasil já representa mais de R$ 735 bilhões de reais ou aproximadamente 18% do PIB segundo dados da Firjan, ressalta Anderson.

O projeto piloto está sendo realizado em Porto Velho e conta com a parceria do CREA-RO, assim como da FGV, faculdade Porto, ACEP, empresários como Cezar Zoghbi, Augusto Peluccio, entre outros entusiastas do empreendedorismo, além do apoio de outras entidades que já sinalizaram engajamento tal como o SEBRAE. “Temos a metodologia de gestão para start ups construída em parceria com renomados consultores tal como o professor de gestão do conhecimento da COPPE UFRJ, e co fundador do Centro de inteligência empresarial (CRIE), Marcos Cavalcanti,  e estamos na fase de mapeamento de talentos  e empreendedores onde tivemos a grata surpresa de, em poucas semanas, já identificarmos empreendedores com ideias a ponto de incubação. Assim tudo começou no Vale do Silício há décadas atrás, e hoje vemos empresas que nasceram de uma ideia bem executada em incubadoras a valerem bilhões de dólares", expõe Anderson.

O presidente do Crea-RO, Nélio Alencar, explica que o Conselho através desse projeto poderá ajudar ainda mais o profissionais do Sistema Confea/Crea. “Por meio deste projeto, o Crea-RO será como um padrinho para os futuros empreendedores da área de engenharia e agronomia com desenvolvimento de novos materiais para a construção ou até mesmo novos processos construtivos.  Em tempos de crise financeira e recessão econômica, projetos inovadores trazem um cenário de oportunidades e expectativas positivas que precisam ser desenvolvidos e apoiados por todos. Precisamos unir forças para fomentar a economia do nosso Estado e principalmente criar mecanismos para que o profissionais do Sistema Confea/Crea e futuros profissionais das engenharias tenham o suporte necessário para desenvolver seus projetos”, afirma Alencar.

O consultor da IDE3, Anderson Domingos, explica ainda que a marca Porto Inovador  nasceu  da observação das características da região amazônica e suas imensas potencialidades sustentáveis de desenvolvimento.“Temos os rios brasileiros e suas águas que fornecem vida e sustento a milhares de pessoas e cada cidade tem seu porto. A ideia é navegar por essas águas levando conhecimento, gestão, inovação e empreendedorismo para o crescimento da região”, esclarece Domingos. 

Fonte - Crea/Ro

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.