News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Terça-Feira, 13 de Abril de 2021

Livre

BOATO DE SURTO DE MENINGITE DEIXA CONFÚCIO MOURA “CHATEADO”

De prontidão, o chefe maior dos 1,7 milhões de habitantes de Rondônia tomou providências, e acionou o titular da pasta para esclarecer a tal boataria. “Está rolando um vídeo no Estado, dizendo do surto de meningite em Jarú e Ariquemes.
Sexta-Feira, 11 de Dezembro de 2015 - 09:43

Por Wanglézio Braga

Conhecido por ter um semblante pacífico e uma fala mansa, o chefe do executivo rondoniense, Confúcio Moura (PMDB) parece que ficou “irado” nessa quinta-feira (10). Ele compartilhou do seu dissabor com os internautas e seguidores do Facebook. O motivo? Fofoca. Isso mesmo! Boatos dos fortes.

Segundo ele, “o mundo é movido por fofocas”. Visivelmente “chateado”, ele afirma que “boato e a fofoca tem a força de bomba atômica”. Explosivo esse que teve como alvo a saúde pública do Estado. Tudo porque está circulando nos celulares do povo um suposto vídeo acusando de um possível surto de meningite. As cidades de Jaru e Ariquemes estavam acometidas pela doença o que preocupou imediatamente o médico e também governador.

De prontidão, o chefe maior dos 1,7 milhões de habitantes de Rondônia tomou providências, e acionou o titular da pasta para esclarecer a tal boataria. “Está rolando um vídeo no Estado, dizendo do surto de meningite em Jarú e Ariquemes. Vi um. Acionei a Secretaria na hora. Foi tudo investigado e nada comprovado. Mas, o danado continua atormentando o povo”, escreveu ele.

Moura, assim como Caetano Veloso que usou da arte da música para pedir fim aos boatos, conclamou os fofoqueiros e boateiros de plantão para por fim às injurias e fofocas.  “Chega gente! Já bastam as crises verdadeiras que existem e que são muitas”, finalizou.

O que é meningite?

News Rondônia a título de informação, sem fofocas, boatos ou algo do tipo, esclarece os seus leitores o que é meningite; É uma inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro. Existem diversos tipos de meningite, e para cada um deles há causa e sintomas específicos.

A maioria dos casos de meningite é provocada por vírus ou bactérias, mas a doença também pode ser transmitida via fungos. Outros fatores também podem desencadear num quadro de meningite, como alergias a determinados medicamentos, alguns tipos de câncer e também inflamações.

Causas - A causa da meningite varia de acordo com o tipo. A mais comum das meningites é aquela causada por vírus, mas há casos também da doença provocada por bactérias. Menos comum, a meningite causada por fungos também pode surgir.

A meningite viral pode ser causada por diversos tipos de vírus e é a forma mais comum e menos perigosa de meningite, pois muitas vezes nem exige tratamento. Os vírus causadores da meningite podem ser transmitidos via alimentos, água e objetos contaminados e são mais comuns entre o fim do verão e o começo do outono.

Meningite bacteriana é a mais grave de todas. Ela ocorre geralmente quando a bactéria entra na corrente sanguínea e migra até o cérebro. Pode acontecer, também, de a doença ser desencadeada após uma infecção no ouvido, fratura ou, mais raramente, após alguma cirurgia. Existe mais de uma bactéria capaz de transmitir a doença.

Procure o médico! 

Fonte - NEWSRONDONIA

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.