Livre
Com a presenças de netos e netas de Candido Mariano da Silva Rondon foi inaugurado na manhã de ontem quinta feira 10, o Memorial Rondon, no largo da área que fica nas proximidades da igrejinha de Santo Antônio há Sete Quilômetros do centro de Porto Velho. “Esse Memorial é um grande Projeto de vários atores, lideranças da nossa sociedade que se reuniram para proporcionar a população do nosso estado, um local onde pudéssemos cultuar esse grande herói nacional que foi Rondon e também a história e tradições do nosso próprio estado” disse o General Costa Neves comandante da 17 Brigada de Infantaria de Selva. O acervo que compõe o memorial é muito vasto, talvez seja o maior sobre Rondon que temos no Brasil.
Cerimônia de Inauguração
A cerimônia de inauguração contou com a presença de autoridades representantes da Sociedade Civil, Militar, Governo do Estado Além da Reitoria da UNIR. Representando o governador Confúcio Moura o superintendente da Sejucel Rodinei Paes fez o seguinte pronunciamento: “Quero externar a minha alegria em poder estar aqui nesta manhã importantíssima para a história de Rondônia. Dizer que o governo do estado através da Sejucel se sente honrado em poder fazer parte desse Projeto. Quero parabenizar o Exército brasileiro pela iniciativa, e a Assembleia Legislativa na pessoa do deputado Maurão de Carvalho e seus pares, que disponibilizaram recursos através de emenda que foi colocada na Sejucel para que pudéssemos, junto com nossa equipe técnica, viabilizar a conclusão do Projeto. Parabéns a todos! Parabéns Rondônia, Parabéns Brasil”.
E acordo com o superintendente da Setur o Memorial ficará aberto de terça a domingo para visitação da população de modo geral e vai haver também visitação monitorada com os alunos da rede público de ensino. “Rondônia é o único estado brasileiro que tem o nome de um herói nacional. Hoje a gente se regojiza de estar inaugurando esse Memorial e de ter aqui presente, os netos de Rondon alguns vindo pela primeira vez ao estado pra conhecer a história do seu avô”, disse Julio Olivar. A Setur mantém desde 2011 o guia turístico e que agora assume como administrador do Memorial, senhor Moisés.
Entre os presentes registramos o representante da Santo Antônio Energia responsável pela construção do Memorial Frei Felipe Neves Machado; Reitora da UNIR Maria Berenice Tourinho; Dr. Dimes Braga, além do presidente da Fiero e da Fecomercio e representantes da OAB. Sesi, Sesc e Senai.
Os familiares de Rondon Maria Beatriz Rondon Amarante, filha da primogênita do Marechal Rondon, Araci Heloisa Rondon Amarante com o Major Emanuel Silvestre do Amarante (sepultado em Porto Velho), Maria Cecília Rondon Amarante, filha de Clotilde Tereza Rondon Amarante e do Dr. João Stanislaw Peixoto Amarante e do Cel. da Reserva Antonio Lara Marialva Meireles Rondon, filho de Bernardo Tito Benjamin Xavier da Silva Rondon e Anita Marialva Meireles Rondon.
Representando a família do Marechal Rondon o Coronel Antonio Lara Rondon emocionadíssimo leu o Poe ma: “PAGMEJERA” (Grande Chefe) – “Essa poesia, segundo minha tia Maria contou, quando desceram à tumba o caixão do Marechal o Cacique Bororo declamou: “Envolvido nesse sonho varonil, reflito e vejo o passado... Um olhar ameno... E sonhador. Um ser terno... Tez acablocada. Que brinca... E corre pelos campos de Mimoso. O ser cresce, vigor e formosura... Entrelaçam-se, juntos permanecem... Forjando a “TÊMPERA DO DESBRAVADOR”. Que o Brasil jamais esquece...”.
Os aplausos tomaram conta do ambiente e todos foram convidados a visitar o Memorial Rondon cujo laço da fita de inauguração, foi puxado por várias mãos.
News Destaques
News Política
News Polícia
Editoria de Cultura
Editoria Geral
News Eleições 2020
News Vagas de Emprego
Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.