Livre
No dia 10 de dezembro de 2015, às 9h, será inaugurado o “Memorial Rondon, o Marechal da Paz”, no Largo da Capela de Santo Antônio, Estrada de Santo Antônio, Porto Velho, RO, no ano em que se comemoram o sesquicentenário de Rondon (1865-2015); o centenário da Linha Telegráfica Estratégica de Cuiabá a Santo Antônio do Madeira (1915-2015) e logo após o centenário da Expedição Científica Roosevelt-Rondon (1914-2014), que explorou e colocou nos mapas o desconhecido e misterioso rio da Dúvida.
Nesse sentido, a 17ª Brigada de Infantaria de Selva vislumbrou a possibilidade de implantar, em parcerias com outras instituições, o Projeto Memorial Rondon na cidade de Porto Velho, onde foi percebida a existência de uma lacuna em termos de atrações dessa natureza e que pode ser preenchida pelo Memorial.
Esse projeto “cinefotobiográfico” mostra a vida e obra de Cândido Mariano da Silva Rondon (1865-1958) através de projeções de documentários, com cenas originais da Comissão Rondon (1912 -1930), e filmes dirigidos/produzidos por Mario Civelli; painéis fotobiográficos, com fotos raras (1880-1958) e textos, mostrando a participação de Rondon em importantes fatos históricos; recriações cenográficas, a partir de fotos, do cotidiano das expedições da Comissão Construtora de Linhas Telegráficas Estratégicas; maquetes de postos telegráficos construídos no estado de Rondônia e do “tacos do Amarante”; mapas históricos; fotos de família; pôsteres e fotos históricas de Porto Velho e da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré; documentos; cartas etc.
O “Memorial Rondon, o Marechal da Paz”, aprovado pelo Ministério da Cultura, via Lei Rouanet de incentivo à cultura, tem por objetivo levar à população do Estado de Rondônia a verdadeira história desse grande herói e Patrono das Comunicações. Sendo Rondon o único brasileiro a dar nome a um estado, também nomeia um meridiano terrestre – o de número 52 se chama meridiano Rondon – e tem o seu nome gravado em letras de ouro na Sociedade de Geografia de Nova York, entre os 5 maiores exploradores do planeta, sendo ele o que mais se aventurou por terras tropicais. Mas talvez a maior prova do reconhecimento internacional de seu trabalho de desbravador de nossos sertões e pacifista foi o de ter, por três vezes, o seu nome indicado ao Prêmio Nobel da Paz, sendo uma delas pelo eminente físico Prof. Albert Einstein.
Outro grande objetivo desse projeto é levar aos jovens rondonienses uma cultura de paz e brasilidade.
ESTRUTURA DO MEMORIAL
A – Parte externa
Reproduções cenográficas de: posto telegráfico, com aparelho de telégrafo (1900);
barraca de comando;
mastro para hasteamento da Bandeira Brasileira;
mesa rústica.
B – Parte interna
Painéis fotobiográficos;
fotos e pôsteres de Rondon;
pôsteres e fotos históricas de Rondônia e da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré;
reproduções cenográficas do cotidiano da Comissão Rondon;
mapas históricos;
livros raros;
instrumentos indígenas;
documentos e cartas;
projeções de documentários sobre Rondon;
projeções de filmes produzidos/dirigidos por Mario Civelli.
FICHA TÉCNICA
Endereço: Largo da Capela de Santo Antônio, Estrada de Santo Antônio, Porto Velho-RO.
Abertura: 10 de dezembro de 2015, às 9h.
Visitação: de terça a domingo, das 10 às 16h.
Agendamento de visitas guiadas: 69 - 32162438
Site: portovelho/rondonmarechaldapaz.com
Patrocínios: Ministério da Cultura, Assembleia Legislativa de Rondônia, Santo Antônio Energia, Termonorte.
Apoios: Governo do Estado de Rondônia, SEJUCEL, SETUR, FECOMERCIO RO, UNIR, IPHAM, Arquivo Nacional, Barra Filmes.
Realização: Memória Civelli Produções Culturais e 17ª. Brigada de Infantaria de Selva.
News Destaques
News Política
News Polícia
Editoria de Cultura
Editoria Geral
News Eleições 2020
News Vagas de Emprego
Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.