News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Terça-Feira, 20 de Abril de 2021

Livre

HOJE É O DIA MUNDIAL DE COMBATE À CORRUPÇÃO

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, alerta que a corrupção tem um impacto desastroso quando os recursos são desviados
Quarta-Feira, 09 de Dezembro de 2015 - 09:38

Criado pela ONU, o Dia Mundial de Combate à Corrupção, é destaque do Em Conta desta quarta-feira (9), começando pela reportagem de Edgard Junior, da Rádio ONU. Nela, o secretário-geral da organização, Ban Ki-moon, lembra que a "corrupção aumenta a violência e a insegurança. Ela pode levar ao descontentamento com as instituições públicas, à desilusão com o governo e a uma espiral de revolta e tumulto".

Para comentar os efeitos paralelos neste Dia Mundial de Combate à Corrupção, o nosso convidado, na Entrevista de Valor, é o coordenador institucional do Conselho Federal de Contabilidade (CRC), Joaquim Bezerra. Primeiro, ele fala do papel importante exercido pelo profissional de contabilidade na parte da transparência do patrimônio, seja ele público ou privado. E completa:

“Hoje nós formamos um exército do bem. Um exército (de profissionais de contabilidade) que está à disposição da sociedade para contribuir com todo este processo de controle para que os atos e fatos que decorram do patrimônio (público e particular) estejam sempre dentro da lei coordenado por um processo que permita ao cidadão acompanhar de perto.”

Nesta mesma entrevista, o coordenador do CRC fala ainda da atuação conjunta com a Justiça Eleitoral, na prestação de contas feitas pelos candidatos, o que vai se repetir nas eleições de 2016:

“Para que haja transparência no processo eleitoral equitativo, há necessidade de uma sistematização contábil muito bem definida e clara, em parceria com a Justiça Eleitoral. A legislação, apesar da necessidade constante de evolução, tem permitido uma disputa equitativa.”

Fonte - ebc

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.