Livre
Quando se fala em blitz ou ações no trânsito, muitos pensam logo em multas e o dinheiro arrecadado com elas. Por isso, algumas pessoas procuraram o News Rondônia e questionaram o jornal eletrônico para saber para onde vão e como são investidos os recursos que são gerados com as punições. “Soube que os recursos seriam repassados ao Detran que atua na Lei Seca junto com a Polícia de Trânsito da PM. O dinheiro deveria ser investido em melhor sinalização e educação no tráfego, mas o que a gente vê em Rondônia é que normalmente, se dá preferência à repressão do que a orientação”, questionou o advogado Thiago Menezes, de 27 anos.
“Quando tive a audiência onde reúnem todos os motoristas que caem na Lei Seca no final de semana, nos disseram que poderíamos seguir com a ação, correndo o risco de sermos condenados e não ver mais o dinheiro, ou, parar com a ação, fazendo um acordo judicial e doarmos o dinheiro para uma instituição de caridade escolhida pelo Tribunal de Justiça. No dia que estive lá, com mais uns 15 condutores, todos aceitaram o acordo. Fiquei dois meses sem carteira de habilitação e o dinheiro da minha fiança, que foi 1.500 reais, deve ter sido repassado para a entidade”, afirmou a servidora pública Joana Figueira.
De acordo com o Anuário de Estatísticas de 2014 do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), foram aplicadas 141.775 multas no ano passado em todo o estado, sendo 70.490 de natureza gravíssima, onde se encaixa a Lei Seca, ou seja, 49,7% do total. Porém, em comparação a 2013, houve uma redução de 15,7% no total na aplicação das infrações.
Ainda segundo o levantamento, o artigo 165/5.444, que aponta que dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência é a sétima infração mais cometida pelos motoristas rondonienses, ficando atrás de deixar o condutor ou passageiro de usar o cinto de segurança (1º lugar), dirigir veículo sem possuir carteira nacional de habilitação ou permissão para dirigir (2º lugar), conduzir o veículo que não esteja registrado e devidamente licenciado (3ª posição), entre outras.
Encaminhamento
O Tribunal de Justiça de Rondônia, informou por meio da Coordenadoria de Comunicação, que as multas administrativas aplicadas na Lei Seca são de responsabilidade do Detran. Ou seja, o dinheiro arrecadado vai para os cofres do órgão.
Em média, são realizadas por semana, de 15 a 20 audiências de acordos. Como são três varas, o total fica entre 45 a 60 audiências. Por mês, o total pode chegar a 200 audiências realizadas entre motoristas, Ministério Público e juízes, onde a grande maioria prefere os acordos judiciais, onde são fixadas algumas penalidades para quem bebe e dirige, como ficar alguns meses sem a carteira de habilitação, ficar dois anos cumprindo serviços comunitários, entre outras.
Nestes casos onde acontecem os acordos, a Vara de Execuções de Penas Alternativas encaminha os recursos para entidades filantrópicas já cadastradas.
News Destaques
News Política
News Polícia
Editoria de Cultura
Editoria Geral
News Eleições 2020
News Vagas de Emprego
Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.