News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Domingo, 28 de Fevereiro de 2021

ENCONTRO AVALIA ATIVIDADES SOCIAIS NA EMATER

Durante a abertura oficial o vice-governador, Daniel Pereira falou da importância do trabalho da Emater para as atividades no campo, colocando-se à disposição para atuar mais diretamente com o desenvolvimento da área social
Segunda-Feira, 26 de Outubro de 2015 - 16:11

O 2º Encontro das Extensionistas Sociais da Emater do Território Madeira Mamoré foi aberto hoje (26), no auditório da sede central da instituição, na capital. Uma centena de extensionistas dos municípios de Porto Velho, Candeias do Jamari, Triunfo, Nova Mamoré e Guajará Mirim estão reunidas para discutir ações, trocar experiências exitosas e planejar as atividades para 2016. Durante a abertura também foi enfatizada a preocupação com o câncer de colo, mama e útero, em menção às atividades da Campanha Outubro Rosa.

O trabalho das extensionistas sociais na região de Porto Velho tem se pautado no compromisso com as políticas públicas e as famílias agricultoras para o desenvolvimento de assistência técnica e extensão rural (Ater) com ética e transmissão de tecnologias nos contextos: socioambiental, sociocultural e socioeconômico. “O Encontro vem para repensar a atividade que envolve agricultores e extensionistas em todas as dimensões do trabalho desenvolvido”, diz a supervisora regional, Tânia Regina Martins dos Santos.

Durante a abertura oficial o vice-governador, Daniel Pereira falou da importância do trabalho da Emater para as atividades no campo, colocando-se à disposição para atuar mais diretamente com o desenvolvimento da área social. Já, a deputada federal Marinha Raupp, “amiga da Emater”, pelos anos de atividades em parceria com a instituição, falou de sua atuação em favor da extensão rural no Estado e se prontificou a contribuir para a realização do Encontro Estadual das Extensionistas da Emater, a fim de levar experiências de uma região a outra, e unificar as vozes em prol da ação social no campo.

A abertura contou ainda com a participação do senador Valdir Raupp que enalteceu o trabalho realizado pelas extensionistas da Emater, que há muito vem trabalhando no intuito de levar tecnologia para o meio rural. Por fim, o presidente da Emater, Luiz Gomes Furtado, abriu os trabalhos determinando que a coordenação do evento já inicie os preparativos para que o Encontro Estadual das Extensionistas da Emater seja realizado em março de 2016. “Vamos determinar a todos os regionais que se articulem para realizar os encontros regionais a fim de participar do encontro estadual, já munidos das informações de sua região”, disse.

Esse 2º Encontro das Extensionistas Sociais da Emater do Território Madeira Mamoré será realizado no período de 26 a 29 de outubro no auditório do escritório central da Emater-RO, em Porto Velho.

Outubro Rosa

As atividades do Outubro Rosa, campanha de prevenção ao câncer de colo, útero e mama, também foi lembrada durante a abertura do 2º Encontro das Extensionistas Sociais da Emater do Território Madeira Mamoré. Com o lema “somos destemidas pioneiras e gritamos com foca contra o câncer de mama” a preocupação com essa doença, que atinge anualmente mais de 50 mil casos, em sua maioria em mulheres, só no Brasil, foi lembrada pela assessora estratégica da Emater, Irisvone Magalhães.

Em sua fala Irisvone lembrou o empenho do governo estadual nas ações da campanha Outubro Rosa com a parceria das secretarias da saúde (Sesau), da educação (Seduc) e da Justiça (Sejus) e da necessidade de se implantar Conselhos da Mulher em todos os municípios do estado. “Hoje só temos Conselho da Mulher nos municípios de Porto Velho e Cacoal”, lamenta a supervisora.

Para finalizar, todos foram convocados para participar da campanha “Novembro Azul’, em alerta ao câncer de próstata e mama em homens, que se inicia no próximo mês.

Fonte - Assessoria

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.