O deputado Edson Martins (PMDB) apresentou requerimento na Assembleia Legislativa no sentido de cobrar providências para que o governo do Estado encaminhe ao Poder Legislativo projeto de lei, que visa a redominação do cargo de datiloscopista policial para perito papiloscopista. A proposição, subscrita por doze parlamentares, foi aprovada pelo plenário durante sessão ordinária depois das explicações apresentadas pelo autor.
Ao justificar o requerimento, Edson Martins deixou claro que “a redenominação do cargo não implicará em aumento de despesas aos cofres públicos, pois não se trata de criação de cargo ou função pública”. O que o deputado do PMDB está propondo é que Rondônia siga a tendência nacional, já que grande parte dos Estados aderiu à denominação de perito papiloscopistas.
Edson Martins observou que, em Rondônia, apesar desses profissionais permanecerem com a denominação funcional ultrapassada, alguns setores importantes, dentro e fora da estrutura da Polícia Civil, reconhecem que sua área de atuação e conhecimentos são de natureza técnico-científica.
O parlamentar esclareceu, também, que papiloscopia é a ciência que trata da identificação humana por meio das papilas dérmicas, enquanto que datiloscopia é o processo de identificação humana por meio das impressões digitais, sendo, portanto, uma das áreas da papiloscopia.
News Destaques
News Política
News Polícia
Editoria de Cultura
Editoria Geral
News Eleições 2020
News Vagas de Emprego
Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.