News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Segunda-Feira, 01 de Março de 2021

FURACÃO 'POTENCIALMENTE CATASTRÓFICO' VAI ATINGIR O MÉXICO NAS PRÓXIMAS HORAS

O Patrícia está sendo comparado pelos especialistas com o tufão Haiyan, que matou 6.300 pessoas nas Filipinas em 2013
Sexta-Feira, 23 de Outubro de 2015 - 16:24

mais forte furacão já registrado nas Américas deve atingir o México nas próximas horas. O furacão Patrícia chegará à costa mexicana no Oceano Pacífico no final da tarde ou início da noite desta sexta-feira com ventos de 325 km/h e deve atravessar todo o país de oeste a leste, atingindo três Estados.

O Patrícia está sendo comparado pelos especialistas com o tufão Haiyan, que matou 6.300 pessoas nas Filipinas em 2013. O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês) disse que a tempestade de categoria 5, a mais alta da escala Safir Simpson, é a mais intensa já registrada no hemisfério ocidental e chamou o furacão de de "potencialmente catastrófico".

As autoridades mexicanas declararam estado de emergência nos três Estados por onde o Patrícia deverá passar - Jalisco, Colima e Nayari - e começaram a evacuar algumas cidades. Em outras regiões, os hotéis dispensaram os turistas e os moradores a estocaram suprimentos. De acordo com o Fundo Nacional de Desastres do México, cerca de 400.000 pessoas moram nas regiões de risco.

"Os ventos são capazes de manter um avião no ar", disse Clare Nullis, porta-voz da Organização Meteorológica Mundial, em um boletim na Organização das Nações Unidas (ONU) em Genebra. As chuvas torrenciais que a tempestade trará ao México podem provocar alagamentos e aumento no nível do mar de até 5 metros.

O presidente do México, Enrique Peña Nieto, declarou que o país "enfrenta uma ameaça de grande escala" e destacou que a prioridade é "proteger e salvar a vida dos mexicanos". Ele afirmou peo Twitter que o governo "está tomando todas as medidas preventivas necessárias para enfrentar esta emergência extraordinária".

Fonte - Veja.com

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.