News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Domingo, 28 de Fevereiro de 2021

PREFEITURA, MP E TJ REALIZAM EVENTO EM COMEMORAÇÃO AO 1º ANO DO PROJETO APADRINHANDO UMA HISTÓRIA

Quando se cria um vínculo afetivo com uma criança, faz muito bem a essa criança mas também faz bem para a família como um todo.
Sexta-Feira, 23 de Outubro de 2015 - 15:40

Em comemoração ao 1º ano do projeto Apadrinhando Uma Historia, foi realizada uma mesa redonda, na manhã desta sexta-feira, no auditório do Ministério Público, com o tema “Desafios e Perspectivas para garantia do Direito à Convivência Familiar e Comunitária de Crianças e Adolescentes em Porto Velho”. O evento foi uma promoção do Serviço de Acolhimento Institucional (Sain)da secretaria municipal de Assistência Social (Semas) - PMPV, com apoio do Ministério Público do Estado de Rondônia, Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia  e Faculdades Aparício Carvalho (Fimca).

Fizeram parte da mesa da cerimônia de abertura do evento, o secretário  municipal de Assistência Social de Porto Velho, Solano Ferreira; o Desembargador – Corregedor Geral do Tribunal de Justiça, Dr. Daniel Ribeiro Lagos; o Juiz Auxiliar da Corregedoria do Tribunal de Justiça, Dr. Dalmo Antônio de Castro Bezerra ; o Promotor ( Promotoria da Infância e da Juventude),  Dr. Marcos Tessila , a Sra. Sayonara de oliveira Souza- Coordenadora do Núcleo Psicosocial do 2º juizado da Infância e Juventude, a Sra. Socorro Chiecco – Madrinha na Modalidade Afetiva e a  Sra. Claudiana Linhares  - Psicóloga – Madrinha na Modalidade Prestadora. 

O  Desembargador Dr. Daniel Ribeiro Lagos,  Corregedor Geral do Tribunal de Justiça, em seu pronunciamento disse que o projeto Apadrinhando uma História é um exemplo que  Rondônia é um centro irradiador de consciência, de cidadania e enfrentamento, afirmando que  um ano do projeto é motivo de satisfação e a certeza que que se está caminhando certo  sendo  um demonstrativo de que as instituições  não falharam e acertaram ao apoiar essa iniciativa. O Promotor   Dr. Marcos Tessila (Promotoria da Infância e Juventude)  disse que “para o MP esse é um momento muito importante e revela a filosofia que se emprega sempre que assumimos um projeto”, e ressaltou a importância de se trabalhar em rede com vários entidades e instituições e a importância de  amplias essas parcerias. 

O secretario municipal de Assistência Social, Solano Ferreira disse que: “É um trabalho embrião que no seu primeiro ano já mostrou resultados. O projeto precisa ser ampliado de forma que a sociedade tome conhecimento, saiba da importância social desse programa, e da importância de integração familiar. Quando se cria um vínculo afetivo com uma criança, faz muito bem a essa criança mas também faz bem para a família como um todo. Agregar esse novo integrante de forma completa como um ser daquela família.  Esse projeto também deve ser ampliado para chegar ao prestador de serviço de apadrinhamento e também o provedor, a pessoa que pode doar um material escolar para a criança, ofertar um presente no Dia das Crianças, no Natal,  numa data comemorativa, no aniversário. E um projeto muito importante por ser uma porta para a adoção”. Solano Ferreira ressaltou o apoio do Prefeito Mauro Nassif aos programas e projetos da Assistência Social no município.

O projeto Apadrinhando uma História é um serviço da Assistência Social que tem por objetivo sensibilizar e captar pessoas e instituições com interesse e disponibilidade de tornarem-se “padrinhos e madrinhas” de crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional, cujos vínculos com as famílias de origem encontram-se total ou parcialmente rompidos e que estejam numa faixa etária avançada, além de algumas conformidades e com reduzidas possibilidades para inserção em família substituta. O projeto é realizado pelo  Serviço de Acolhimento Institucional (Sain) da Secretaria Municipal de Assistência Social – PMPV,  CAOP – INF – 22ª Promotoria do Ministério Público do Estado de Rondônia e  2º Juizado da Infância e Juventude  do  Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia.

Fonte - Assessoria

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.