News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Sabado, 27 de Fevereiro de 2021

FEIRA DA INOVAÇÃO É UM DOS DESTAQUES DA SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA UNESC

Atividade conta com mais de 20 projetos diferenciados, desenvolvidos por escolas, universidade, empresas e comunidade
Quarta-Feira, 21 de Outubro de 2015 - 09:10

Nem só de trabalho acadêmico se faz a Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), em Criciúma. Em sua sexta edição, o evento também dá espaço para a divulgação de soluções inovadoras para diferentes áreas do conhecimento, por meio da Feira da Inovação, que abriu as portas nesta terça-feira (20/10) e segue até quinta-feira (22/10). Estão expostas, em frente a Biblioteca Professor Eurico Back, 25 ideias inovadoras, desenvolvidas tanto no ambiente acadêmico quanto fora dele.

Os projetos estão divididos em quatro categorias: universidades, empresas, escolas de nível médio e técnico e comunidade em geral. Os melhores de cada categoria serão premiados.

O Bairro da Juventude é um dos expositores e está participando com oito projetos. Entre eles, estão o carregador solar portátil e o carneiro hidráulico, que é capaz de transportar água de qualquer nível, sem a utilização de energia elétrica. O professor de Mecânica Geral da entidade, Adelfo Volnei Barbosa, está confiante quanto ao reconhecimento dos projetos . “As ideias surgem dos próprios alunos e nós incentivamos. Ajudamos a tirar do papel e fazer funcionar. Estamos confiantes com os projetos que podem ajudar as pessoas e até empresas”, comenta.

O designer Mateus Monteiro Machado participa pela segunda vez da Feira da Inovação. Na última edição ele ganhou o segundo lugar com o projeto Meu Puff Ecológico. Desta vez, ele traz o projeto “Crush” para o evento. “O propósito é espalhar o design pelo mundo. Disponibilizamos projetos de móveis na internet para serem fabricados por máquinas CNC. Nosso cliente não é o consumidor final, mas o intermediário, no caso o fabricante de móveis que possui essas máquinas. Oferecemos ideias para que eles possam utilizar com seus clientes”, comenta Machado.

 

Ideias agradam a comunidade

A Feira da Inovação é aberta a toda a comunidade. O estudante Rafael Gonçalves é fã de tecnologia e foi conhecer as inovações. “As ideias são ótimas. Fiquei curioso para saber quais eram os projetos inovadores e estou contente com o que vi. São vários trabalhos que podem tranquilamente ajudar a vida das pessoas e empresas”, aponta o Gonçalves, que pretende participar do evento no próximo ano.

 

Trabalhos são avaliados

Os trabalhos foram analisados durante a tarde desta terça-feira por cinco avaliadores. Eles ouviram atentamente como funciona cada projeto para definir os vencedores. O resultado será divulgado na próxima semana. Um dos avaliadores, o professor de Física Márcio Carlos Just, gostou do que viu. “Os projetos são interessantes. Vários segmentos foram pensados pelos participantes, desde automação até economia de energia. Os temas são relevantes para a sociedade e a Feira também é um incentivo aos participantes”, afirma.

Para a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Luciane Ceretta, o evento cumpre seu papel de incentivar pessoas inovadoras a buscarem soluções para o cotidiano. “O principal do projeto é priorizar recursos que facilitem o dia a dia das pessoas. Além disso, o sucesso da feira revela que nossa região é dotada de grandes inovadores e berço de importantes ideias”, afirma Luciane.

Fonte - assessoria - unesc

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.