News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Segunda-Feira, 01 de Março de 2021

DEPUTADOS REALIZAM SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS PROFESSORES

Indicada pelo deputado Léo Moraes parlamentares homenagearam gestores e professores
Quinta-Feira, 15 de Outubro de 2015 - 14:21

Proposta pelo deputado Léo Moraes (PTB), aconteceu na manhã desta quinta-feira (15), no Plenário da Assembleia Legislativa, Sessão Solene em homenagem ao Dia do Professor.

O parlamentar saudou os participantes lembrando a importância do ato de educar e da responsabilidade dos profissionais que trabalham com a educação e formação de crianças e jovens.

Léo salientou o trabalho que o governador Confúcio Moura (PMDB) fez ao realizar eleições diretas para diretor das escolas, tornando este ato num marco divisor da história da educação em Rondônia.

Como ex-aluno, disse ser gratificante lembrar com carinho de todos os professores desde a infância até as séries mais avançadas.

Na área de educação, cada R$ 1 investido, o estado deixa de investir R$ 4 em segurança e outras áreas. Defendeu que no âmbito do legislativo ocorra apenas uma reeleição, assim como nas escolas, com os diretores. “Desta forma oxigenaria o poder, dando novas oportunidades”.

Educar não é só transferir conhecimento, como disse Paulo Freire. Como estudante foi líder estudantil, onde lutava pelo “tripé” da educação que é o ensino, pesquisa e extensão. Por isso, defende a educação como agente transformadora do indivíduo e sociedade.

“Vocês, professores, são os mestres, a mola mestre de todos os demais profissionais”. Reforçou que mesmo sem um salário digno e merecedor, estão diariamente mudando a história das pessoas e que muitas vezes tiram da mesa de suas casas para poder ministrar uma aula melhor, comprar um equipamento melhor.

O secretário estadual adjunto da Educação, Márcio Félix, lembrou que o atual governo foi o que mais avançou na questão salarial no país e investindo na melhoria da estrutura das escolas, como exemplo, as reformas, eficiência energética e diário eletrônico e em algumas escolas, a lousa digital.

A implantação da mediação tecnológica também será uma realidade, afirmou Félix, com aulas virtuais, com educação à distância (EAD), via satélite. Com isso, se chegará a lugares longínquos com aulas em que há carência de professores como matemática, física e química.

O grande desafio, como gestor, é vencer a burocracia do Estado, pois a Seduc é muito grande e é preciso conseguir fazer com que o recurso chegue às escolas. Finalizando agradeceu aos professores, pois são eles a mola-mestra da educação em Rondônia e que a impulsionam a ser uma das melhores do Brasil. 

O vice-governador de Rondônia, Daniel Pereira (PSB) agradeceu a gentileza pelo convite e parabenizou a todos os professores lembrando seu irmão, que há 28 anos trabalha em educação e em sala de aula, bem como a outros profissionais que labutam diariamente na evolução do ser humano.

Lamentou que a educação não tenha sofrido os avanços necessários para a melhoria, a escassez de recursos faz com que os professores hoje busquem uma nova alternativa de vida, através de outra profissão. “Precisamos achar uma forma de financiar a educação, caso contrário passaremos o resto da vida lembrando que este é o país do futuro, mas sem educação, não teremos nunca este futuro”.

A coordenadora regional de educação, Irany de Oliveira Lima Moraes parabenizou ao deputado Léo Moraes pela iniciativa em prestar esta homenagem aos professores, neste caso, representados pelos diretores das escolas que se encontram em plenário.

Pediu a Deus que renove a cada dia suas competências e que levem o abraço e a gratidão da secretária estadual de Educação ao trabalho e a residência de todos em seu dia a dia.

O secretário adjunto municipal de Educação, Nilton Porfírio Alves, salientou que o município atende a base da educação, o que ajuda a formação do cidadão, com isso, reforçou a importância dos professores e sua responsabilidade com as crianças.

Francisca de Melo Martins, secretária geral do Sindicato dos Servidores em Educação de Rondônia-Sintero, reforçou o compromisso dos professores em conduzir as ações educacionais e as dificuldades que os profissionais encontram no ato de educar, em especial pela desvalorização dos educadores.  “O professor é à base de todas as outras profissões. Não existiria outra profissão sem os educadores”. 

Gestor da escola Flora Calheiros, Leonilson Carlos de Souza,  parabenizou os demais diretores, pois segundo eles, são verdadeiros heróis, assim como os professores que estão em salas de aula, num desafio constante e diário, com aumento de carga horária e responsabilidades. “Mas o que fica é o amor que temos pela profissão”. Reclamou da falta de investimentos para reforçar a educação em tempo integral.

Foram homenageadas com certificados de reconhecimento as escolas e seus respectivos gestores que estavam presentes à solenidade:

Escola Marcos Freire – Maria José Rodrigues Lima

Escola Marcelo Cândia – Francisco de Assis Gomes de Lima

Escola Daniel Neri da Silva – Marly Khatia Santana

Escola Maria Carmosina – Mábio Garcia dos Santos

Escola Flora Calheiros Cotrin – Jaqueline Maria de Fátima Soares

Escola Luiz Soares de Cassia – Maria Ozelia Alves

Escola 21 de Abril – Carla Suzet

Escola Getulio Vargas – Maria Joana Batista

Escola Paulo Nunes Leal – Ana Maria Grades de Oliveira

Escola Tiradentes de Porto Velho – Cel. Fábio de Carvalho Souza

Escola D. Pedro I – Maura do Socorro Ribeiro Bragado

Escola Anísio Teixeira – Edmilson Constantino de Barros

Coordenadoria Regional de Educação – Irany de Oliveira Lima Moraes

Secretaria Municipal de Educação – Nilton Porfírio Alves

Secretaria de Estado da Educação – Márcio Félix

Sintero – Francisca de Melo Martins  e Escola Barão do Solimões

As demais escolas relacionadas abaixo receberão os certificados diretamente pelo deputado Léo Moraes, em outra oportunidade.

Escolas Eduardo Lima e Silva, Jânio Quadros, São Luiz, Professor Roberto Duarte Pires, 4 de Janeiro, Mariana, Risoleta Neves, Juscelino Kubstcheck, Orlando Freire, Petrônio Barcelos, Estudo e Trabalho, Manaus, Maria de Nazaré, Ulisses Guimarães, Heitor Villa Lobos, João Bento da Costa, Bela Vista, Presidente Tancredo Neves, Capitão Cláudio Manoel da Costa, Hélio Neves Botelho, Heloísa Bentes Ramos, Sebastiana Lima de Oliveira, Duque de Caxias, Franklin Delano Roosevelt, Padre Mário Castágna, rio Branco, Nossa Senhora das Graças, Aloysio Weber.

Fonte - Ale/ro - decom

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.