News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Sabado, 27 de Fevereiro de 2021

PM É RECEBIDA COM FESTA EM CUJUBIM GRANDE E REALIZA SONHO DE 500 CRIANÇAS

A festa foi realizada num pequeno comércio localizado na vila que foi cedido pelo proprietário Deusdeni Almeida da Silva para que as crianças pudessem ter conforto, se protegessem do sol e do forte calor.
Terça-Feira, 13 de Outubro de 2015 - 15:14

Por Valdir Alves
fotos: soldado PM Simplicio

Mais de 500 crianças do distrito de Cujubim Grande e região do baixo Madeira receberam da Polícia Militar, Lions Clube de Porto Velho e Candeias, brinquedos arrecadados durante um mês pelo Projeto Criança Feliz, com a finalidade garantir o benefício às crianças carentes da vila e adjacências. A festa foi realizada num pequeno comércio localizado na vila que  foi cedido pelo proprietário Deusdeni Almeida da Silva para que as crianças pudessem ter conforto, se protegessem do sol e do forte calor.

A comitiva da Polícia Militar partiu do quartel do Comando Geral em Porto Velho, por volta das 8 horas da manhã. Antes das 9 horas já estavam estacionando seus veículos nas proximidades do evento onde crianças e adultos aguardavam ansiosamente. Um ônibus cedido pelo Exército Brasileiro foi carregado de brinquedo. O Batalhão da Polícia Ambiental também cedeu um micro-ônibus. Representantes do Corpo de Bombeiros Militar também estiveram presente. A ação faz parte das comemorações do aniversário da Polícia Militar de Rondônia, que, nesse ano de 2015, completa 40 anos de fundação.

Antes da saída no comando, o coronel Kisner, comandante geral da Polícia Militar, cumprimentou os voluntários, desejou boa sorte a todos e disse que “Cada um doando um pouquinho conseguimos sempre alcançar nossos objetivos. Meus agradecimentos a todos que colaboram”. Foi exatamente o que aconteceu. Ao chegar em Cujubim a comunidade deu um verdadeiro show de organização com mães e filhos devidamente sentados aguardando o que estaria por vir. 

Lideradas pelo coronel PM Santos – chefe do Centro de Comunicação Social da PM -  e coordenadas pelo tenente Celestino, as equipes seguiram o planejamento prévio. O sargento PM Sérgio ficou responsável pela distribuição do refrigerante; a soldado PM Raicina teve como tarefa cortar cinco bolos gigantes, em pedaços que pudesse atender a todos; a soldado PM Edileusa colaborou servindo o alimento, juntamente com a equipe do Lions Clube. O soldado PM Simplício registrou o evento com fotografias.

Enquanto refrigerantes e cachorro-quente eram servidos, os brinquedos eram entregues às crianças previamente inscritas pelas lideranças da comunidade. “Felizmente a quantidade de brinquedos arrecadada foi tão grande que mesmo as crianças que não haviam sido inscritas também foram contempladas. Tinha brinquedos de sobra. Crianças que pensavam que iam voltar para casa sem nada também ganharam”, disse coronel.

Para isso, foi feita uma nova lista com aqueles que não haviam sido inscritos. O restante dos brinquedos arrecadados foi destinado a outras missões em localidades, sob a coordenação do coronel Santos e outras entidades.

Um dos pontos mais emocionante durante a festa na vila com aproximadamente quatro mil moradores, foi quando a dona Andrea Eugênia, moradora da Linha Brasil, no distrito, pediu o microfone e passou a seguinte mensagem: “quando eu falei que a Polícia Militar ia trazer brinquedos para as crianças, ninguém acreditou”, disse ela. Segundo dona Andrea, teve criança que ficou assustada e disse: “policia só prende, polícia não traz presentes”, concluiu.

O comentário de dona Andreia em tom de desabafo teria sido porque ela foi uma das voluntárias a cadastrar crianças que iriam ganhar os brinquedos. Para a PMRO era fundamental saber quantas crianças estariam inscritas para se ter uma ideia de quantos brinquedos levaria para a comunidade. Mas, de acordo com dona Andrea, aos poucos as pessoas foram acostumando com a ideia e se inscreveram. A previsão de inscritos que era de 200 crianças, passou de 500. “Finalmente, agora que a comitiva entregou os presentes, a imagem que eles (as crianças) faziam da Polícia Militar, com certeza, será outra”, disse Andrea.

Organização

O evento realizado em Cujubim Grande no ultimo dia 9/10 pode ser considerado um show de organização, tanto pela comunidade, quanto pelos voluntários. Não houve alvoroço. As crianças aguardaram ser chamadas pelo nome e tudo ocorreu como previsto. As primeiras a ganhar os brinquedos foram as meninas. Depois deu-se início à entrega para os meninos. A separação por gêneros foi para evitar que brinquedos com viés masculinos fossem entregues a crianças do sexo oposto, vice-versa, o que causaria descontentamento.

Mesmo não tendo comparecido ao evento, por morar do outro lado do rio Madeira, Carla Gabriela Menezes, de 7 anos, foi contemplada com uma bicicleta. Filha da dona Adriane Menezes, que também não foi à festa, ela mora no povoado de Bom Jardim, também no baixo Madeira. A líder da comunidade de Cujubim Grande ficou encarregada de entregar a bicicleta que a menina ganhou no sorteio.

Além da entrega dos brinquedos – principal finalidade – dos alimentos e refrigerantes, a festa contou com a animação de um grupo que logo no começo animou festa: Camila, Carol, Edna, Marcia e Josileia são da Assesfam (Associação de Policiais e bombeiros Militares de Rondônia), procuraram alegrar as crianças com músicas e brincadeiras, para quebrar o gelo, logo na chegada da comitiva.

O coronel Santos agradeceu, dentre outros parceiros, a presença o Exercito Brasileiro por ter cedido o ônibus para transportar voluntário e brinquedos. Agradeceu também ao 5º Batalhão da Polícia Militar pelo apoio, e ao Batalhão de Polícia Ambiental que cedeu o micro-ônibus também para transporte de voluntários.

Dentre os voluntários estava o cabo PM Pessoa que, segundo o coronel PM Santos, ficou 24 horas por dia à disposição do Projeto Criança Feliz, quando recebia ligações, no Seasso, de alguém interessado em fazer algum tipo de doação. “Durante todo este período ele pegou a viatura e foi até a casa do doador para buscar o brinquedo”.

Já o Cabo Botelho, cedido a Ministério Público Federal, e que coordena a campanha contra a corrupção, preencheu dezenas de fichas de pessoas que aderiram ao projeto de inciativa popular que depois de um milhão e meio de assinatura em todo o país, levará a proposta para ser apreciada pelo congresso visando diminuir a corrupção no país. A iniciativa é do MPF, mas tem a PMRO como parceira.

Os presentes recebidos pela PM beneficiaram as comunidades do Baixo-Madeira; Cujubim Grande; Cujubinzinho; Mutuns; São Miguel; Bom Jardim e Comunidade de Escalerita. Teve como local da realização a Associação das Mulheres Ribeirinhas de Cujubim  Grande – Asmure. Todos os moradores da região.

O Projeto “Criança Feliz” desencadeado pela Polícia Militar foi um trabalho em parceria com diversas outras instituições representativas no Estado: Comando do Corpo de Bombeiro, Secretaria de Assistência Social do Estado, Maçonarias, Lions Clube de Porto Velho, Ministério Público Federal, estão entre os parceiros.

O projeto recebeu, ainda, o apoio de instituições como: o Detran; a Vara de Execuções Penais; imprensa em geral; Colégio Tiradentes; Proerd; Ministério Público Estadual; Coeng Engenharia; Sistema Indústria; Tribunal de Contas do Estado; Tribunal de Justiça de Rondônia; e Diretoria de Ensino da PM. Todos estes órgãos receberam doações e repassaram à Polícia Militar. A maior parte, das doações, foi feita no decorrer do mês de setembro e começo de outubro.

Durante a campanha, foram vários os postos de recebimento. Seasso (Serviço de Assistência Social da Polícia Militar), foi um deles. Os demais pontos incluíram o Comando Geral da Polícia Militar, as unidades da PM e entidades parceiras do projeto.

Para o comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Nilton Kisner, estimular a comemoração do “Dia das Crianças” é interligar a Polícia Militar com a sociedade e garantir à criança oportunidade ao direito básico ao lazer com segurança. “Nossa polícia busca estar cada vez mais presente, mais próxima à comunidade, e por isso, temos o respaldo da sociedade como um todo”.

Um dos principais desafios atuais de nossa instituição Policial Militar é fazer com que a criança e o adolescente desenvolvam uma visão de respeito e confiança. Portanto, temos tratado essa situação com muito cuidado e carinho, com este estimulo buscamos desenvolver ações que estimulem o convívio da instituição Policial Militar com futuros cidadãos, o devem ser priorizadas, como atividades específicas para a semana da criança.

Fonte - Assessoria

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.