News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Sabado, 06 de Março de 2021

É MOLE? CINCO MIL REAIS POR SEMANA PARA PILOTAR VOADEIRA

Será que vamos chegar à quarta de manhã lamentando mais uma vez sobre nossa Seleção, antes um orgulho nacional e hoje transformado num amontoado de pernas de pau e com apenas um craque?
Terça-Feira, 13 de Outubro de 2015 - 08:12

Nessa crise toda, o que você acha de ser um piloto de voadeira e ganhar cinco mil reais por semana? Ou, ainda, vender lanches e alimentos com lucratividade multiplicada por dez? Ou ainda ser auxiliar de balsa ou draga e ganhar um salário próximo a 40 mil reais? Ou ser dono de uma balsa ou draga e fechar o mês com uma grana perto de 350 mil reais no bolso? Pois esses números estratosféricos se referem, é claro, ao garimpo no rio Madeira. É por isso que os garimpeiros são retirados num dia e no outro já estão de volta. Todo o mês, apenas na área que vai do Cai n´Água até depois da ponte no Madeira, são retirados das águas (pasmem!) algo em torno de 50 milhões de reais. Uma Mega Sena daquelas acumuladas várias vezes. É uma fortuna incalculável. E ela está depositada no fundo do rio, nesta área perto do centro de Porto Velho. É lá que há ouro em abundância. Os garimpeiros (eram dezenas, depois centenas e, pelo andar da carruagem, em breve podem ser milhares), se aventuram num rio perigoso, em busca da fortuna. E ela está lá, esperando por eles...

A lei impede que o garimpo seja praticado nesta parte do rio. Principalmente pelo uso do mercúrio e pelos riscos que ele causa à população e à destruição que significa para o meio ambiente. Os garimpeiros negam. Dizem que o mercúrio não é mais jogado no rio, até porque um pequeno vidrinho dele, desses do tamanho de um esmalte feminino, custa mais de 1 mil reais. Pelas novas técnicas, alegam, eles reaproveitam várias vezes a mesma quantia de mercúrio e não o jogam mais nas águas. Será verdade? O que se sabe é que recentemente as autoridades retiraram 183 balsas do rio e, menos de uma semana depois, já haviam pelo menos 100 delas nos mesmos lugares. O ouro atrai. E ele está dentro do rio Madeira, bem no centro de Porto Velho.

ESTÁ SE DESINTEGRANDO

Pois o Ibama, que é do governo federal, declarou guerra ao Dnit, que é do governo federal e também à população da Amazônia. Mais uma vez embargou as obras da BR 319, que liga Porto Velho a Manaus. Uma falta de respeito, neste Ibama que recebeu superpoderes e vive em função dos grandes interesses das ONGs internacionais. E, é claro, das grandes empresas de transporte de balsas, que não querem ver a estrada pronta nunca. É um governo pífio. Ainda bem que está se desintegrando. Logo que o Brasil voltar a ser um país sério, essa palhaçada vai acabar.  

SUPERBACTÉRIA?

Uma superbactéria? Erro médico? Remédios contaminados? O que será que aconteceu no hospital de São Francisco do Guaporé, onde, durante um mutirão de cirurgias, duas pessoas morreram e outras duas correm risco de morte, depois de serem operadas? A Secretaria de Saúde está tomando todas as providências para descobrir o que aconteceu. Uma médica perita foi enviada para lá, para tentar esclarecer o tenebroso caso. Foi um acidente ou houve algum tipo de negligência? Mais do que ninguém, são o secretário Williames Pimentel e sua competente equipe quem querem esclarecer tudo, rapidamente.

PRÉDIO FANTASMA

Contribuição da coluna com os cofres do Estado. ATENÇÃO! O prédio que abrigava a Procuradoria Geral, na Migrantes, está abandonado. Sem qualquer segurança. Mas lá estão, ainda, várias centrais de ar condicionado. Praticamente chamando os ladrões. Mototaxista que trabalha à noite, diz que já viu gente suspeita tentando entrar no local mais de uma vez. Não se sabe se há ainda móveis e outros equipamentos no local, mas a verdade é que, segundo a mesma fonte, o prédio parece fantasma e de fácil acessos aos ladrões. Aliás, ladrão é o que não falta nessa terra de Rondon!!!

POBREZINHA DA PREFEITA!!!

Uma mulher jovem e bonita, Lidiane Leite da Silva,  resolve entrar para a política. Poderia ajudar as pessoas, mas preferiu, como muitos iguais a ela, viver só de sacanagem e roubalheira. Desviou inclusive dinheiro da merenda escolar para comprar roupas e perfumes caros. A agora ex prefeita da pobre cidadezinha de Bom Jardim, no Maranhão foi presa. Mesmo com seus crimes terríveis, entre os quais desviar 15 milhões de reais da Educação, foi tratada pela Justiça como uma celebridade boazinha: ficou poucos dias numa cela com ar condicionado e já está solta. Eittttaaaaaaaaaaa Brasil!

INTERESSES DIFERENTES

Feriadão, de novo, foi de extrema violência em Rondônia, como o foi em várias regiões do pais. A guerra civil no nosso Brasil continua progressiva, enquanto a classe política discute o sexo dos anjos e se Cunha deve ser afastado ou se Dilma deve ser cassada. Eles cuidam do país deles, do mundo deles, nós temos que nos cuidar e cuidar do nosso. Nós, nas cidades e no campo, tentando chegar vivos ao dia seguinte, enquanto muitos deles entram em reuniões madrugada adentro para aumentar...os próprios salários. Tirando-se as exceções de sempre, é um Congresso, um Governo e um conjunto de poderes que sintetizam o que é nosso povo? Tem se que duvidar. Não é possível que sejamos um povo tão incompetente!

PERGUNTINHA

Será que vamos chegar à quarta de manhã lamentando mais uma vez sobre nossa Seleção, antes um orgulho nacional e hoje transformado num amontoado de pernas de pau e com apenas um craque?

Fonte - Sérgio Pires - Opinião de Primeira

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.