News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Quarta-Feira, 03 de Março de 2021

EMATER INCENTIVA ALUNOS A SEREM EMPREENDEDORES

A maioria dos 18 alunos participantes do projeto é filho de agricultores, mas são poucos o estão buscando o seu futuro no segmento agropecuário.
Sexta-Feira, 09 de Outubro de 2015 - 08:52

 

Alunos e professores da Escola Estadual Dona Benta, localizada no distrito de Novo Riachuelo, no município de Presidente Médici, visitaram, na manha desta quinta-feira (8), a sede do escritório central da Emater-RO, em Porto Velho. Acompanhados dos professores e da vice-diretora, os alunos estão aprendendo mais sobre Rondônia e sobre a potencialidade histórica, cultural e de mercado profissional local.

 

A idéia de levar os alunos para conhecer a realidade do estado foi lançada pelo professor José de Arimateia Monteiro de Paula. Ex-aluno da escola Dona Benta, Monteiro graduou-se em biologia pela Universidade Federal de Rondônia (Unir), e viu na sua história, a possibilidade de mostrar aos alunos que Rondônia tem, sim, ótimos cursos de nível superior e boas oportunidades de emprego.

O Projeto Ampliando Horizontes foi criado com o objetivo de levar à realidade local até os alunos, ou melhor, os alunos até a realidade de cada local. A princípio começou com o intuito apenas de conhecimento histórico. “No ano passado nós levamos os alunos a Costa Marques para conhecerem o Forte Príncipe da Beira e um pouco da nossa história”, conta o professor.

Empreendedorismo

O conhecimento adquirido pelo jovem hoje, com certeza o levará a praticar ações que poderão transformar o dia de amanhã. Assim, surgiu a oportunidade de fazer um pouco mais pelos alunos e mostrar a eles as oportunidades de Rondônia. A maioria dos 18 alunos participantes do projeto é filho de agricultores, mas são poucos o estão buscando o seu futuro no segmento agropecuário.

Ao dialogar com os alunos, o diretor administrativo e financeiro da Emater-RO, José Tarcísio Batista Mendes, falou dessa oportunidade. “É muito importante que, além de cursarem uma universidade, seja ela qual for, eles não pensem somente no emprego, mas sim em serem empreendedores”, diz Tarcísio, lembrando que, através do Pronaf o jovem rural tem hoje, a seu pode dispor, crédito que viabiliza o investimento em pequenos empreendimentos rurais.

Em busca dos sonhos

A maioria dos jovens que visitaram a Emater-RO tem entre 14 e 20 anos de idade e estão cursando o ensino médio. Muitos deles nunca tinham vindo à capital, assim, participar do projeto tem sido uma experiência que jamais será esquecida.

Tatiele Rocete Soares é filha de agricultor e está entre as que estão conhecendo a capital do estado pela primeira vez. Ela sonha em cursar medicina e se empolga em aprender mais sobre o estado. Já, Tifane da Silva Firme, que também quer seguir a carreira médica, é filha de professores e acredita que adquirir novos conhecimentos é o caminho para ter uma vida melhor no futuro.

Igor Junior de Oliveira Silva é um dos poucos alunos que pensam em seguir carreira no campo. Filho de agricultor e já com experiência de trabalho – sua família trabalha com bovinocultura e apicultura, sonha com o curso de agronomia. “Para esses alunos, a experiência fará muita diferença”, afirma o professor Monteiro.

Parceria da Emater-RO

Capacitar, orientar, mostrar a realidade do campo também faz parte das ações de assistência técnica e extensão rural executadas pela Emater-RO. Assim, segundo a extensionista Marinalva Fontenele de Castro que acompanhou o grupo à capital, a instituição não poderia ficar de fora de um projeto como o Ampliando Horizontes.

Para a vice-diretora Helen Cunha Vasconcelos, que apóia o projeto, a parceria da Emater é muito bem-vinda. “É através da Emater que a gente consegue viabilizar essas ações”, diz.

A visita à Emater contou com a participação de 31 pessoas entre alunos e professores, vice-diretora e extensionista. O grupo deve visitar ainda outras instituições, como o Palácio Rio Madeira, onde funciona o centro político-administrativo do estado, a Unir e a Ceplac, além de usufruir de momentos de lazer visitando o shopping da cidade e pontos culturais, como a Estrada de Ferro Madeira Mamoré.

Fonte - Emater/ro

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.