News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Domingo, 28 de Fevereiro de 2021

NÚCLEO DE APOIO A CRIANÇA COM CÂNCER ANUNCIA CONSTRUÇÃO DA SEDE PRÓPRIA

Evento de lançamento da pedra fundamental do NACC acontece nesta sexta-feira (9) e conta com a presença de autoridades e imprensa
Quinta-Feira, 08 de Outubro de 2015 - 13:22

ONúcleo de Apoio à Criança com Câncer de Rondônia (NACC) realiza nesta sexta-feira, 9 de outubro, o lançamento da pedra fundamental para marcar o início da construção da sede própria da instituição. O evento acontece às 9 horas, na avenida José Vieira Caula, (ao lado da APAE), terreno onde será erguida a edificação.

O NACC foi fundado em 2007 com objetivo de oferecer apoio e melhorar a qualidade de vida das crianças e familiares/acompanhantes, durante o tratamento, contribuindo para amenizar suas necessidades básicas. Além de hospedagem e alimentação, o NACC oferece também serviços de assistência social, odontológica, psicológica, terapia ocupacional, fisioterapia, nutrição e pedagogia.

Desde sua fundação, quase 06 mil pessoas já foram atendidas pela instituição. Somente em 2015, janeiro a setembro, 540 pessoas foram recebidas nas instalações da casa de apoio, que funciona em um prédio alugado com capacidade para 25 pessoas.

O NACC sempre dependeu da solidariedade da população para prestar os atendimentos. Um dos maiores desejos da instituição era conquistar a sede própria. O sonho começou a se tornar realidade em junho de 2014, com a doação de um terreno de 1.047 m², localizado na avenida José Vieira Caúla. O local foi doado pela prefeitura de Porto Velho, (Lei nº 2151/2014).

O prédio terá cozinha; refeitório; 16 quartos com capacidade para 64 pessoas; brinquedoteca; biblioteca; parque de diversão; salas para atendimento psicológico e terapia ocupacional e área de convivência. A previsão é que a obra seja iniciada ainda em 2015. Para a conclusão do projeto, o NACC conta com doações da sociedade.

Números do câncer infantil em Rondônia e no Brasil

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), quase 12 mil novos casos foram registrados em 2014 no Brasil, elevando para 395 mil o número de crianças e adolescentes acometidos pela doença. A estimativa do INCA e do Ministério da Saúde é que esse percentual permaneça o mesmo em 2015.

Por sua vez, Rondônia tem 376 casos de câncer infantil (1 a 18 anos) notificados, sendo 30% leucemia. A informação é do médico pediatra da oncologia infantil do Hospital de Base Ary Pinheiro, Robson Cardoso Machado. Apenas na unidade de saúde em que atende são diagnosticados uma média de três novos casos por mês. Cerca de 60% são pacientes que residem em Porto Velho, 40% são do interior do Estado e zona rural, além do Acre e Amazonas.

No Brasil, o câncer representa a primeira causa de morte (7% do total) por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos, conforme levantamento realizado pelo INCA. A estimativa é que até o final de 2015 as regiões Sudeste e Nordeste apresentem os maiores números de casos novos, 5.600 e 2.790, respectivamente, seguidas pelas regiões Sul (1.350), Centro-Oeste (1.280) e Norte (820).

Por outro lado, nas últimas quatro décadas, o progresso no tratamento do câncer na infância e na adolescência foi extremamente significativo. Hoje, em torno de 70% das crianças e adolescentes acometidos de câncer podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados. A maioria deles terá boa qualidade de vida após o tratamento adequado.

Fonte - assessoria

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.