Servidores estaduais e representantes do terceiro setor de Rondônia iniciaram na segunda-feira (5) o II módulo do treinamento sobre Sistema de Gestão de Convênios, ferramenta que possibilita a transferência de recursos federais às instituições interessadas por meio de convênios e contratos de repasse. Nesta segunda fase, os participantes estão sendo orientados sobre como devem preencher corretamente o Sistema na etapa de execução e prestação de contas destes recursos.
A abertura da capacitação, promovida pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), foi realizada no auditório da Emater, em Porto Velho, segue até a próxima sexta-feira com metodologia prática no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
O coordenador de Captação de Recursos da Sepog, Ibaldeci Ferreira, ressaltou a importância dos participantes dominarem a ferramenta na fase de prestação de contas por ser uma etapa indispensável para que o órgão ou entidade continue a receber recursos federais. “Constantemente nos deparamos com alguns problemas na gestão de convênios por parte de alguns órgãos, e precisamos ficar atentos para que essas questões não comprometam a adimplência do estado junto ao governo Federal, conforme determina o governador Confúcio Moura”, explicou o coordenador, se referindo ao Cadastro Único de Convênio (Cauc), que funciona como o Sistema de Proteção ao Crédito (SPC) para pessoa física.
O instrumento de controle reúne e consolida todas as responsabilidades dos estados e municípios junto ao governo Federal. Basta um atraso na prestação de contas de um convênio para que estas esferas fiquem impedidas de receberem as verbas.
Conduzido pelo diretor-executivo da Superintendência Estadual de Licitação (Supel), Francisco Netto, o primeiro dia do treinamento teve como foco o conceito, princípios e modalidades de licitação; e os requisitos de elaboração de Termo de Referência. Conhecimentos indispensáveis para o correto manuseio do Siconv, segundo o diretor.
Para a gerente-administrativa da Casa Santa Marcelina, Sheila Scrheibert, participar do treinamento é uma oportunidade de maior aprendizado. Ela ainda destacou a relevância do tema tratado. Participante também do primeiro módulo, a gerente lembrou que uma das maiores dificuldades encontradas para captar recursos está na elaboração do termo de referência. “Por ser uma entidade particular segue um trâmite diferente do púbico, e esta é uma oportunidade de firmar parceria na busca de conhecimento”, ressaltou.
News Destaques
News Política
News Polícia
Editoria de Cultura
Editoria Geral
News Eleições 2020
News Vagas de Emprego
Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.