Candeias do Jamari escolheu seus novos conselheiros tutelares no último domingo, 4 de outubro. Pela primeira vez, os Conselhos Tutelares de todo o Brasil tiveram eleições unificadas. No Município, 1.386 votos foram válidos nas sete urnas espalhadas em cinco pontos da cidade. Foram registrados 27 votos nulos e 21 em branco.
Apesar das queixas com o voto ser em urnas de papelão e não em urnas eletrônicas e falta de informações nos pontos de votação, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente avaliou como "vitorioso" o processo para escolha dos novos conselheiros tutelares.
Algumas denúncias foram registradas contra alguns candidatos que estariam ‘negociando’ votos dentro das escolas, mas o Ministério Público, que esteve presente durante todo o dia de votação, garantindo a legalidade, tomou as devidas providências.
Em Candeias, 8 candidatos disputaram as 5 vagas do município. Entre as principais atribuições de um conselheiro tutelar estão zelar pela garantia e defesa dos direitos da criança e adolescente, retirar meninos e meninas de situações de negligência, além de monitorar e cobrar políticas públicas direcionadas à população infanto-juvenil.
Os novos conselheiros são Cleusely Pereira, reeleita com 245 votos, Marinelza Miranda, reeleita com 241 votos, Laura Alves, reeleita com 233 votos, Naiara Maria com 191 votos e Geciane Araújo com 167 votos. Denise Silva com 156 votos, Maria das Dores com 90 votos e Eli Chaves com 63 votos são os suplentes. O cargo é remunerado e os conselheiros eleitos assumem em janeiro de 2016.
O prefeito Francisco Sobreira (Careca) parabeniza as cinco conselheiras tutelares eleitas em Candeias. “Aos eleitos, meus parabéns! Espero que todos estejam verdadeiramente comprometidos com o mandato que lhes foram outorgados por meio do voto”, disse o prefeito, frisando a parceria da Prefeitura, em colaborar com tão importante missão.
O processo eleitoral foi organizado pela Comissão Especial formada pela presidente Luciana Meytre, Mariza Mendonça, Aldemice Belfort, Joedna Dourado, Raimundo Nonato, Ivone Caire e Ivanilda Matos. O promotor de Justiça Marcos Valério Tessila de Melo, juntamente com a analista da Promotoria da Infância e Juventude do Ministério Público, Eliriane dos Anjos da Silva Albuquerque e Marcos Antônio Paiva da Silva acompanharam o processo de votação e apuração dos votos, para que tudo acontecesse de forma legal e transparente, com apoio da Polícia Militar.
News Política
News Polícia
Editoria de Cultura
Editoria Geral
News Eleições 2020
News Vagas de Emprego
Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.