News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Terça-Feira, 02 de Março de 2021

COOPPROJIRAU DIVULGA AÇÕES DE REFLORESTAMENTO EM FEIRA AGROPECUÁRIA DE PORTO VELHO

A intenção é incentivar a produção de açaizeiros também por outros produtores, destacou Solidera.
Segunda-Feira, 05 de Outubro de 2015 - 10:23

O incentivo à plantação de mudas nativas, como a da Andiroba, Copaíba e Angelin, além das ações de reflorestamento de áreas degradadas, entre outras atividades desenvolvidas pela Cooperativa dos Produtores Rurais do Observatório Ambiental Jirau – COOPPROJIRAU, foram divulgadas na “I Feira de Exposição de Negócios e Tecnologias Rurais Sustentáveis de Porto Velho – Portoagro”. O evento foi realizado no Parque dos Taques, no período de 24 a 27 de setembro.

Atualmente, a principal atividade econômica da COOPROJIRAU, criada em 2010, pelo Programa de Educação Ambiental da Usina Hidrelétrica Jirau, está ligada à produção, plantio e manutenção de mudas nativas e frutíferas em áreas de reflorestamento. Um dos destaques do trabalho desenvolvido pode ser observado na Área de Preservação Permanente (APP) do reservatório da UHE Jirau, onde estão sendo reflorestados mais de três mil hectares de áreas de pastagens. 

No stand da Cooperativa, os visitantes da Portoagro também puderam conhecer e saborear um açaí expresso, espécie de sorvete da fruta. De acordo com o gerente da COOPPROJIRAU, Diego Solidera, a produção do açaí é a nova aposta e planejam implantar uma agroindústria em Nova Mutum Paraná. “Inicialmente, o projeto do Açaí Expresso deve beneficiar 35 famílias, com a produção de mudas e fornecimento de matéria-prima para o mercado local. A intenção é incentivar a produção de açaizeiros também por outros produtores”, destacou Solidera.

A exposição rendeu contatos importantes para o futuro da COOPPROJIRAU. Segundo o presidente, Josias Francisco de Matos Araújo, a feira foi encerrada com uma agenda positiva de reuniões com novos clientes e possíveis investidores.

Sobre a COOPPROJIRAU

A COOPPROJIRAU é formada por 131 famílias de pequenos agricultores de Nova Mutum Paraná, Reassentamento Rural Coletivo Vida Nova, Jaci Paraná, União Bandeirantes, Vila Jirau, Ramal 31 de Março, Ramal do Arrependido, Linha 105, Linha Progresso, Ramal do Brito, Cical, PA São Francisco, Ramal Primavera, Abunã, Vila da Penha e das Linhas 05, 06 e 10.

A Cooperativa está entre as dez maiores de Rondônia no ramo da agropecuária e possui a Declaração de Aptidão (DAP) jurídica ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), que permite acesso às políticas públicas, financiamentos junto aos bancos federais e entre outras vantagens, fornece para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Fonte - uhe jirau

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.