News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Quinta-Feira, 25 de Fevereiro de 2021

ACIR GURGACZ VEM AÍ, QUERENDO O GOVERNO EM 2018

Nas atuais circunstâncias e com o quadro do momento, sem se saber se os demais nomes citados seriam mesmo candidatos, o senador do PDT poderia começar a mandar fazer o terno de posse, caso a eleição fosse hoje. Para seus aliados, resta o lamento de que a disputa seja só daqui a três anos.
Domingo, 04 de Outubro de 2015 - 16:12

Acir Gurgacz vem aí! O poderoso empresário e hoje senador é o principal nome para a sucessão de Confúcio Moura, ao menos até agora. Nesse momento, poucos políticos no Estado teriam condições de enfrentá-lo nas urnas. Entre os nomes mais conhecidos, Ivo Cassol, se puder concorrer e Expedito Júnior, que não se sabe se vai batalhar pelo Governo ou se tentará o Senado, em 2018. Entre os novos concorrentes ao Governo, o nome do presidente da Assembleia e deputado por seis mandatos, Maurão de Carvalho, pode se tornar um concorrente forte, pelas circunstâncias da política regional. Jesualdo Pires seria uma alternativa, mas é amigo e aliado dos Gurgcaz e não iria contra ele.

Nas atuais circunstâncias e com o quadro do momento, sem se saber se os demais nomes citados seriam mesmo candidatos, o senador do PDT poderia começar a mandar fazer o terno de posse, caso a eleição fosse hoje. Para seus aliados, resta o lamento de que a disputa seja só daqui a três anos. Para seus adversários, os 36 meses pela frente podem mudar tudo, na medida em que política é como nuvem, todos sabem...

Agora com mais poder ainda no governo Dilma, já que seu partido assumiu o controle do Ministério das Comunicações, muito cobiçado, Acir tem um longo tempo pela frente para ampliar seus horizontes com mais emissoras de Rádio e TV, consolidando seu nome em todas as regiões do Estado. Cuidadoso, articulado e bem mais maduro na política (ao contrário daquele Acir que se aventurou, muito cedo, numa disputa ao Governo, quando recém completara dois anos como prefeito de Ji-Paraná), o homem da Eucatur e da Rede TV! terá em 2018,  todas as possibilidades de realizar seu sonho de governar Rondônia. É muito cedo? Claro que é. Mas, repetindo, é esse o quadro do momento.,Acir Gurgacz está saindo bem na frente...

A UM ANO DA ELEIÇÃO

Mais uma pesquisa, apenas para consumo interno, sobre a popularidade de alguns dos principais personagens da política de Porto Velho, foi fechada dias atrás. Os números, referentes a uma eventual disputa pela Prefeitura, não são divulgados oficialmente, mas sabe-se que Mariana Carvalho ficou bem à frente, com  o triplo no seu percentual (34%) sobre o segundo colocado, Lindomar Garçon (11%). Mauro Nazif ficou em terceiro, com 8%. A pesquisa está nas mãos de importantes personalidades do Estado, que acompanham o vai e vem da aprovação ou não do eleitorado. Não tem qualquer valor oficial, mas pode indicar uma tendência de hoje, a um ano da eleição de 2016.

COM OU SEM FESTA?

Um grupo do governo do Estado quer fazer um grande evento, para entregar oficialmente o Complexo Rio Madeira, também conhecido como Centro Político e Administrativo (CPA). Outro, que tem o apoio do governador Confúcio Moura, acha que o momento não é para festa, que pode representar gastança, quando se fala em total contensão de despesas. Confúcio também já falou publicamente que obras que atrasam têm que ser entregues logo à população, sem festa. O assunto ainda será mote de reuniões da turma no entorno do poder, para decidir o que vai ser feito. A solenidade será em 28 deste outubro.

PROMESSA CUMPRIDA

Uma decisão em relação à entrega oficial do CPA ou Complexo Rio Madeira, já está tomada, porque vem do próprio Confúcio Moura. O atual senador e ex governador Ivo Cassol será convidado para a solenidade, tenha festa ou não. Cassol foi o idealizador do CPA e construiu boa parte do conjunto de prédios que sediam hoje toda a estrutura do Governo. Confúcio já havia dito isso em seu primeiro mandato, quando determinou a continuação das obras. Naquele momento, pareceu conversa e promessa  de político. Não era. Mesmo um adversário ferrenho do atual governo, o senador do PP vai ser sim convidado. .

FORA CASTRO!

Mal assumiu o Ministério da Saúde e o peemedebista Marcelo Castro já mostrou a que veio. Seu primeiro ato foi discursar em favor da volta da CPMF, para, segundo ele, ajudar a Previdência Social e a Saúde. Uma ova! A CPMF foi criada com o mesmo fim, através de uma ideia do então ministro Jatene, já falecido. O dinheiro – milhões de reais – jamais foi aplicado na saúde. Serviu para fechar contas de governos perdulários, como o foi de Fernando Henrique e seria usada da mesma forma, para tapas os buracos da administração Dilma Rousseff. Portanto, fora Castro, recém empossado. E fora CPMF!

E AGORA?

No feriado de aniversário de Porto Velho, nesta sexta, Mauro Nazif ficou distante das comemorações, porque tinha uma preocupação urgente para tentar resolver. Por isso reuniU vários assessores para debater a questão do transporte coletivo, que colocou a administração numa situação desconfortável. Passada uma semana, a empresa Ocimar, que ganhou a concorrência, não colocou um ônibus sequer para rodar. Não fossem as empresas atuais mantiveram seus coletivos nas ruas, Porto Velho poderia estar em pé de guerra. Há inclusive ameaça de greve no setor, nesta segunda. Nazif ainda não anunciou o que fará, daqui para a frente, em relação a esse assunto.

PERGUNTINHA

Adivinhem quem será que terá maiores prejuízos, problemas, dificuldades e  perdas com a greve dos bancários, marcada para a próxima terça, em toda a Rondônia?

Fonte - Sergio Pires

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.