News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Terça-Feira, 09 de Março de 2021

PORTO VELHO: 101 ANOS

Porto Velho: Municipio criado no dia 02 de outubro de 1914, através da Lei Complementar nº 757, aprovada pela Assembléia Legislativa do estado do Amazonas e sancionada pelo governador Jônathas de Freitas Pedrosa.
Sexta-Feira, 02 de Outubro de 2015 - 09:12

Porto Velho: Municipio criado no dia 02 de outubro de 1914, através da Lei Complementar  nº 757, aprovada pela Assembléia Legislativa do estado do Amazonas  e sancionada pelo  governador Jônathas  de Freitas Pedrosa.

O projeto de Lei da criação do novo município, foi apresentado pelo deputado Pedro de Alcântara Barcellar.

Sua área foi desmembrada do município de Humaitá-AM.

Porem em decorrência da criação do Território Federal do Guaporé, em 1943, o município foi desmembrado do estado do Amazonas e incorporado ao mapa político da nova unidade administrativa, o Território Federal do Guaporé.

Neste novo contexto político regional, a cidade de Porto Velho passou  a funcionar como sede administrativa do governo territorial, tornando-se, assim a capital do território Federal do Guaporé,   a partir do dia 29 de janeiro de 1944, data da instalação do Território.

Este condição se manteve no período  em que o Território Federal do Guaporé, passou a ser designado Território Federal de Rondônia e após a criação do Estado de Rondônia.

Entre a segunda metade da década de 1940 e o final da década de 1970, Porto Velho foi o maior município brasileiro , em extensão territorial, em razão de ter incorporado a sua área a maior parte do espaço físico  que pertencia ao município de Alto Madeira, extinto em 1945. No entanto , a partir de 1977, em virtude das divisões e criações de novos municípios , Porto Velho sofreu sucessivas reduções em sua área territorial.

A instalaçao do município deu-se no dia 24 de janeiro de 1915, com a posse do primeiro prefeito , o major Fernando Guapindáia de Souza Brejense, e cinco vereadores à primeira câmara municipal, nomeados pelo governo do estado do Amazonas.

As primeiras eleições  ocorreram em 31.12.1916, sendo eleito  o médico Joaquim Augusto Tanajura que tornou-se o primeiro prefeito eleito pelo voto popular. Entretanto, apesar de ter sido criado, instalado e de ter realizado eleições, Porto Velho somente foi elevado a categoria de  cidade 05 anos após, através da Lei 1.011 de 07 de setembro de 1919, aprovada pela Assembléia Legislativa  do Amazonas e sancionada pelo governador  Pedro Alcantâra Bacellar.

O prefeito atual de Porto Velho é o Dr. Mauro Nazif, e Câmara Municipal presidida pelo Sr. Jurandir Bengala.

PARABENS PORTO VELHO, PELOS SEUS 101 ANOS.

 

fonte: Formação Histórica e Economica de Rondônia

autor: Francisco Matias

- See more at: http://www.newsrondonia.com.br/noticias/porto+velho+97+anos/13492#sthash.SKo3xfU6.dpuf

 

fonte: Formação Histórica e Economica de Rondônia/autor: Francisco Matias

Fonte - redação

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.