News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Quarta-Feira, 24 de Fevereiro de 2021

DICA DE LEITURA: LIVRO PAI-NOSSO (REFLEXÕES) SERÁ LANÇADO NESTE SÁBADO

Pai Nosso é um esplendoroso monumento. São feitas duas abordagens: a interna procura ver sua riqueza de detalhes e a abordagem externa procura destacar seu esplendor de conjunto.
Quinta-Feira, 01 de Outubro de 2015 - 17:04

O Pai Nosso em forma de Reflexões, é o tema central de livro escrito por José Dettoni, formado em Direito, com Mestrado em Filosofia e Doutorado em Educação, que será lançado no dia 03 de outubro, às 11h15min, em cerimônia nas dependências do Auditório Dom João Batista Costa, (Rua Dom Pedro II, ao lado da Catedral).

O livro detalha a primeira oração que todo cristão aprende, que é rezada, cantada e meditada. O livro Pai-Nosso (Reflexões) divide-se em duas partes: a primeira é de louvor e adesão. Na segunda parte, o homem olha para si mesmo e constata sua pequenez, seus limites, suas falhas, suas faltas.

Pai Nosso é um esplendoroso monumento. São feitas duas abordagens: a interna procura ver sua riqueza de detalhes e a abordagem externa procura destacar seu esplendor de conjunto.

Neste livro não são feitas referências técnico-bibliográficas a texto bíblico e outros, por três motivos: Primeiro, por se caracterizar como reflexão filosófico-teológica; segundo, para não se tornar um texto complexo, especialmente ao leitor comum, a quem, preferencialmente, se dirige; terceiro, porque o leitor mais exigente tem facilidade de acesso aos textos bíblicos, especialmente aos evangelhos, além do que existem muitos outros livros sobre o tema, com esse perfil.

Na apresentação do livro o Arcebispo Emérito de Porto Velho, Dom Moacyr Grechi, destaca que a educação na fé possibilita o encontro e o convite para seguimento de Jesus. “Pai- Nosso é a oração da Igreja que caminha. É uma oração filial e fraterna (Mt 6, 9-13 e Lc 11,2-4); une a família, une a comunidade, sintetiza nossa vocação de ser filho e ser irmão, pois esta é a vocação fundamental do ser humano.”, enfatiza Dom Moacyr.

O Prefácil foi escrito por José Otacílio Leite, Licenciado em Filosofia, Bacharel com Mestrado em Teologia, professor universitário e por Sandra Régia Vieira, Bacharel em Filosofia e Teologia. No texto eles apontam a importância de rezar. “Quem reza abre caminhos de comunicaçãoo, fortalece enerfias, constrói significados que antecedem e vão muito além da ciência, da tecnilogia e da sabedoria fisolófica, que ultrapassam as especulações humanas.”

Gaúcho da cidade de Ilópolis, José Dettoni é Repentista, Formado em Filosofia e Direito, com Especialização em Orientação Educacional, Mestrado em Filosofia e Doutor em Educação pela Unicamp (Universidade de Campinas/SP). Por 15 anos foi docente da UEL (Universidade Estadual de Londrina/PR), foi Reitor da UFRO (Universidade Federal de Rondônia), Diretor Acadêmico da Faculdade São Lucas e agora o seu Chanceler.

Fonte - Juliana Mascarenhas

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.