News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Domingo, 07 de Março de 2021

MP ITINERANTE LEVA ATENDIMENTO JURÍDICO, MÉDICO E ODONTOLÓGICO À COMUNIDADE DE ITAPUÃ

O Projeto MP Itinerante em Itapuã tem como parceiros a Prefeitura de Itapuã; a 17ª Brigada de Infantaria de Selva (17ª BIS); a Secretaria Estado de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec); a Secretaria de Estado de Assistência Social (SEAS); a Secretaria de Saúde do Município de Itapuã e do Município de Porto Velho; a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Agevisa), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Faculdade São Lucas
Quinta-Feira, 01 de Outubro de 2015 - 16:45

Em mais uma ação de aproximação com a sociedade, o Ministério Público de Rondônia realiza no Município de Itapuã do Oeste, a partir desta quinta-feira (1º/10), o projeto MP Itinerante. Por meio da iniciativa, MP e parceiros promovem atendimentos nas áreas jurídica, médica, odontológica e de cidadania àquela comunidade. A atividade, que conta com a unidade móvel do Hospital do Câncer de Barretos, prossegue nesta sexta-feira (2/10).

Ao participar da abertura dos trabalhos, a Promotora de Justiça da Saúde, Rosângela Marsaro Protti, ressaltou que o projeto tem como objetivo a divulgação das atribuições do MP/RO junto a comunidades distantes de municípios-sede das comarcas, com a oferta simultânea de uma rede de serviços.  A Integrante do MP lembrou, porém, que o projeto busca, ainda, promover uma verificação da realidade local.

“Nesses dois dias, o Ministério Público, junto com parceiros, realizará atividades nas áreas jurídica, de saúde, cidadania e cultura, mas toda esta ação também tem como objetivo detectar eventuais falhas que possam embasar a atuação da Instituição em favor da população”, disse.

A Promotora de Justiça acrescentou que a cidade Itapuã foi escolhida para receber a iniciativa, em razão da dificuldade da população em obter alguns serviços públicos, problema causado, em parte, pela distância do lugar em relação aos Municípios de Porto Velho e Ariquemes.

O Projeto MP Itinerante em Itapuã tem como parceiros a Prefeitura de Itapuã; a 17ª Brigada de Infantaria de Selva (17ª BIS); a Secretaria  Estado de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec); a Secretaria de Estado de Assistência Social (SEAS); a Secretaria de Saúde do Município de Itapuã e do Município de Porto Velho; a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Agevisa), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Faculdade São Lucas.

A partir desta quinta, a comunidade local pode se submeter a testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C, glicemia, triagem auditiva e tipagem sanguínea no posto de saúde da cidade. Às mulheres, estão sendo ofertados exames de mamografia e preventivo, em uma atividade alusiva à campanha Outubro Rosa, realizada em parceria com o Hospital do Câncer de Barretos. A unidade móvel do hospital está na cidade e a expectativa é de atender pelo menos 240 mulheres durante os dois dias de atividade.

A aposentada Hilda Pach, de 60 anos, realizou o exame de mamografia pela primeira vez nesta quinta-feira. “Quando fui a Porto Velho, a máquina apresentou um problema e voltei para casa sem ter resolvido minha situação. Acho que esse trabalho aqui na cidade ajuda muito”, afirmou.

 

ATENDIMENTO JURÍDICO

Na área central de Itapuã, equipes do Ministério Público prestam atendimento jurídico à população. As dúvidas mais frequentes no primeiro dia de atividade estiveram relacionadas à violência contra a criança e à emissão de documentos.

Nesta quinta, o Procurador de Justiça Edmilson José de Matos Fonseca ministrou palestra sobre epilepsia para agentes comunitários de saúde da cidade. A atividade teve a presença das Promotoras de Justiça da Saúde, Luciana Nicolau de Almeida e Rosângela Marsaro Protti.

A Polícia Civil integra a iniciativa, emitindo documentos e lavrando Boletins de Ocorrência. Para crianças de duas escolas da rede municipal de ensino, o projeto garante atendimento odontológico nos postos de saúde de Itapuã.

A dona de casa Suely Feitosa levou os quatro filhos para um dos postos onde  o atendimento médico e odontológico está sendo prestado. “Estou muito satisfeita. As crianças foram atendidas pelo dentista e eu passei pelo médico. Para resolver tudo isso, teria que ir para Porto Velho, gastar com transporte e alimentação de todos”, disse.

Fonte - Ascom - MPRO

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.