News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Quinta-Feira, 04 de Março de 2021

FESTCINEAMAZÔNIA COLOCA RONDÔNIA NO MAPA DOS FESTIVAIS DE CINEMA

Festival chega à 13ª edição, com show de Luiz Melodia e apresentações de filmes sobre questões ambientais
Quinta-Feira, 01 de Outubro de 2015 - 15:41

Homenagens à atriz Marcélia Cartaxo, show de Luiz Melodia e sessões de cinema exibidas em terreiros de umbanda, ruas da periferia, circo e em teatros. Alcançando a impressionante marca da décima-terceira edição, o Festcineamazônia chega a 2015 como o único festival de cinema voltado primordialmente a questões ambientais, tendo como cenário um dos estados onde essa discussão é cada vez mais importante: Rondônia.

Precedido de ações como um festival itinerante de cinema que já rodou todas as capitais amazônicas, países da América do Sul como Peru, Bolívia e Colômbia, ou europeus e africanos como Portugal e Cabo Verde, além de diversas comunidades ribeirinhas na fronteira Brasil-Bolívia, o Festicineamazônia transformará Porto Velho, a capital rondoniense, em uma cidade voltada a artes integradas, como circo, cinema, música e literatura. Entre os dias 6 e 10 e outubro, todas essas manifestações culturais dialogarão na cidade.

O festival engloba uma mostra competitiva, com mais de dez premiações, filmes convidados, oficinas, palestras e debates, shows musicais e participação intensa de estudantes de escolas do ensino fundamental e médio de Porto Velho.

A homenageada da edição 2015 é a atriz Marcélia Cartaxo. Com mais de 20 filmes e mais de uma dezena de participações em produções televisivas, Marcélia foi premiada recentemente como melhor atriz no Festival de Brasília pelo filme ‘Big Jato’, de Cláudio Assis.

Desde o início, o festival buscou privilegiar a diversidade. Em tempos de intolerância cada vez maior, a ideia do Cinema no Terreiro tem se mostrado como uma resistência política. Os filmes possuem temáticas ligadas ao candomblé e são exibidos em terreiros de umbanda de Porto Velho.

Na edição deste ano o filme escolhido é “Mães do Pina”, dirigido e roteirizado por Léo Falcão e produzido pela Urso Filmes. Em 70 minutos, o filme fala sobre a memória e força de cinco mães de santo que constroem a identidade cultural e religiosa da Comunidade do Bode, bairro do Pina, Recife, Pernambuco.

Em outras edições, a atriz e cantora Zezé Motta e a atriz Chica Xavier participaram da noite em que os filmes foram exibidos em terreiros da capital rondoniense. Como atração musical, o Festcineamazônia programou o show do cantor carioca Luiz Melodia.

O Festcineamazônia 2015 tem o patrocínio do BNDES, Petrobras, Governo Federal, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, Lei Rouanet, apoio cultural da Prefeitura de Porto Velho, Funcultural, Governo de Rondônia através da SEJUCEL, Sesc Rondônia, Iphan. O Festcineamazonia é membro do Greenfilm Network e do Fórum dos Festivais.

Fonte - Jurandir Costa

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.