News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Segunda-Feira, 01 de Março de 2021

PRIMEIRA FÁBRICA DE EQUIPAMENTOS DE RADIOTERAPIA DA AMÉRICA LATINA SERÁ EM JUNDIAÍ

Em projeto apoiado pela Investe SP, Varian Medical Systems inaugura fábrica e centro de treinamento; os aceleradores lineares irão abastecer o SUS
Quinta-Feira, 01 de Outubro de 2015 - 14:39

A Varian Medical Systems, empresa norte-americana fabricante de equipamentos médicos, vai instalar em Jundiaí sua primeira planta na América Latina. A unidade vai produzir equipamentos de radioterapia que serão comprados pelo Ministério da Saúde para utilização em hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS), além de abrigar um centro de treinamento e capacitação.

 Esta é a 7° fábrica de aceleradores lineares no mundo. A Investe São Paulo, agência de promoção de investimentos ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, está assessorando o investimento.“O projeto da Varian está no escopo de nosso programa para trazer mais investimentos relacionados a Saúde para o Estado. Projetos desse tipo incrementam uma cadeia rica e complexa, com empregos de qualidade e o desenvolvimento de tecnologia. E é perfeitamente natural que as empresas escolham instalar-se onde estão as melhores universidades e centros de pesquisa, ou seja, o Estado de  São Paulo”, explica o presidente da Agência, Juan Quirós.

A Investe SP tem apoiado a Varian em diversos aspectos, como orientação sobre incentivos tributários e análise ambiental dos possíveis lugares considerados para a instalação da fábrica. O terreno escolhido tem 17,5 mil metros quadrados.

Para a empresa, era importante instalar sua sede em algum município na região entre Jundiaí e Campinas para que tivesse fácil acesso a aeroportos internacionais, rodovias e ao Porto de Santos. A proximidade a centros de pesquisa e de tratamento de câncer também influenciou na decisão.

A decisão de vir para o Brasil foi tomada após a Varian ter ganhado uma licitação do Ministério da Saúde em 2013. No acordo, o Governo Federal se responsabiliza a investir R$ 500 milhões na compra de 80 aceleradores lineares da empresa que serão entregues até 2018, quando a fábrica começa a funcionar.

A norte-americana, por sua vez, além de produzir os equipamentos, fará a manutenção de máquinas e a transferência de tecnologia para institutos de pesquisa brasileiros. A empresa deverá ainda capacitar fornecedores para a linha de produção, já que o produto final deve ter ao menos 40% de partes, peças, acessórios e softwares feitos no Brasil.

Está prevista ainda a instalação de um centro de treinamento para profissionais da saúde em toda a América Latina que lidam com os aparelhos. Até o momento, essa capacitação era feita em Las Vegas, nos Estados Unidos.

SOBRE A VARIAN MEDICAL SYSTEMS

A Varian Medical Systems concentra suas energias em salvar vidas. Para vencer este desafio, a empresa equipa o mundo com novas armas para lutar contra o câncer, como imagens raio-x e barreiras de proteção. Operando desde a década de 50, a Varian foi pioneira em campos como radioterapia, radiocirurgia e tecnologia de tubos de raio-x, além, de detectores de imagem digitais, digitalizadores de carga e testes não-destrutivos. Emprega hoje mais de 6,5 mil pessoas em 70 escritórios ao redor do mundo.

A Varian mostra um grande compromisso com o Brasil e com o combate ao câncer.

 SOBRE A INVESTE SP

A Investe São Paulo - Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade é a porta de entrada das empresas que pretendem se instalar no Estado ou expandir seus empreendimentos.

A Agência fornece, gratuitamente, informações estratégicas que ajudam os investidores a encontrar os melhores locais para seus negócios, prestando assessoria ambiental, tributária e de infraestrutura, facilitando o relacionamento das empresas com instituições governamentais e concessionárias de serviços públicos.

 Estão ainda entre as atribuições da Investe SP prospectar novos negócios, recepcionar delegações estrangeiras, promover a imagem de São Paulo no Brasil e no exterior como principal destino de empresas na América Latina e propor ao Governo do Estado políticas que contribuam para a melhoria da competitividade de São Paulo.

Agora, a Agência, tem novas e importantes atribuições: o incentivo às exportações dos produtos paulistas, o gerenciamento de parques tecnológicos e apoio às pequenas e médias empresas.

 Para mais informações, acesse www.investe.sp.gov.br.

Fonte - Assessoria Investe-SP

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.