News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Sabado, 27 de Fevereiro de 2021

PREFEITURA PROMOVE FÓRUM SOBRE ENVELHECIMENTO

Evento ocorrerá amanhã (1), no período das 8 às 18 horas, no auditório da Faculdade Uniron Shopping
Quarta-Feira, 30 de Setembro de 2015 - 17:05

Com a proposta de fomentar as discussões acerca do envelhecimento saudável, e considerando a Atenção Primária como porta de entrada à saúde da pessoa idosa, a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) promove amanhã (1), no período das 8 às 18 horas, no auditório da Faculdade Uniron Shopping, o 1º Fórum Municipal - Promovendo o Envelhecimento Saudável e Ativo no Contexto da Atenção Primária.

Estarão ministrando palestras e participando de discussões relacionadas ao tema do evento, os profissionais de saúde, Mariazinha Leitão Bessa (gerontóloga) presidente da Associação Brasileira de Alzheimer; os médicos Orlando Leite (endócrino), Fábio Rogério Iglesias Rosa (cardiologista), Itaci Ferreira (odontóloga); e as educadoras físicas, Aline Tâmi Souza de Vasconcelos e Patrícia Maus Lemos.

As inscrições para o fórum podem ser realizadas através do e-mail da Coordenação de Saúde do Idoso, (coord.saudeidosopmpv@gmail.com) ou no local do evento das 8h às 8h30m.

Estatísticas

O envelhecimento populacional é um fenômeno natural, irreversível e mundial. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), censo de 2010, existem no Brasil mais de 20 milhões de pessoas com mais de 60 anos. Já a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que o Brasil ocupe o 6º lugar na lista de países com maior população idosa em 2025, com cerca de 32 milhões de pessoas com 60 anos ou mais de idade.

Esse aumento na expectativa de vida do brasileiro se deve a dois fatores básicos, a queda da taxa de mortalidade e a redução da taxa de fecundidade.

Política do Idoso

Diante da crescente demanda de uma população que envelhece, em 1994 foi promulgada, através da Lei 8.842/94, a Política Nacional do Idoso, que tem como finalidade primordial a recuperação, manutenção e promoção da autonomia e da independência da pessoa idosa, direcionando medidas coletivas e individuais de saúde, para esse fim.

É alvo dessa política todo cidadão brasileiro com 60 anos ou mais.

DATA: 1de outubro de 2015

Horário: 8h às 12h e 14h às 18h

Local: Auditório do Campus da Uniron Shopping – Av. Rio Madeira com Calama – Bairro Flodoaldo Pontes Pinto

Contato: Enfermeira Maria de Lurdes da Silva Oliveira  - Coordenação da Saúde do Idoso/ Semusa

Fonte - Niemsus Semusa

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.