News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Domingo, 07 de Março de 2021

CRIANÇAS SERÃO PROTAGONISTAS DE FILME

Os filmes produzidos pelos alunos serão projetados durante a 13ª edição do Festcineamazonia que acontecerá de 6 a 10 de outubro no Sesc Esplanada em Porto Velho
Segunda-Feira, 28 de Setembro de 2015 - 17:45

Cinema, em qualquer formato, possui uma dimensão inexplicável, feita de sonho. Tanto para quem faz como para quem vê. E para crianças que já se encantaram com filmes de animação que foram sucesso de bilheteria mundo afora, produzir o seu próprio filme sempre parece sonho impossível de ser alcançado. Os filmes produzidos pelos alunos serão projetados durante a 13ª edição do Festcineamazonia que acontecerá de 6 a 10 de outubro no Sesc Esplanada em Porto Velho.

Pois para dezenas de crianças das escolas rondonienses Duque de Caxias, Barão do Solimões e Castelo Branco, sonhar é fazer. Além de aprender a filmar, as crianças também serão as protagonistas dos filmes que elas produzirem. E o passaporte para esse mundo mágico foi a técnica de animação, conhecida como Pixilation. Apesar do nome soar estranho, Pixilation é uma técnica antiga. Usa a animação ‘stop motion’ na qual atores vivos são utilizados e captados quadro a quadro (como fotos), criando uma sequência de animação.

As oficinas foram resultado de uma parceria entre o Festcineamazônia com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Porto Velho. A idéia é difundir a técnica Pixilation, numa aproximação com a comunidade, usando uma forma lúdica para levar a mensagem ambiental.

Idealizado pelo cineasta e criador do Cineamazonia, José Jurandir da Costa, o projeto prevê a realização de três filmes de animação com a proposta de fomentar a criação de um núcleo de animação no Estado de Rondônia.

O Festcineamazônia 2015 tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, Lei Rouanet, apoio cultural da Prefeitura de Porto Velho, Funcultural. Governo de Rondônia através da SEJUCEL, Sesc Rondônia, Iphan. O Festcineamazonia é membro do Greenfilm Network e do Fórum dos Festivais.

Fonte - Silvio Santos

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.