News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Sabado, 06 de Março de 2021

SEAS FAZ SORTEIO TÉCNICO PARA 3,1 MIL CANDIDATOS A CASAS DOS RESIDENCIAIS CRISTAL DA CALAMA I E II EM PORTO VELHO

Representantes do governo, conselhos e movimentos populares em reunião nesta segunda para referendar o sorteio técnico
Segunda-Feira, 28 de Setembro de 2015 - 16:13

Reunidos na manhã desta segunda-feira (28), na sede da Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Seas), representantes governamentais, conselhos e pessoas com deficiência analisaram as regras da seleção de candidatos a casas nos Residenciais Cristal da Calama I e II, no bairro Teixeirão, em Porto Velho.

Do sorteio técnico previsto para esta terça-feira (29), no auditório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater), concorrerão 5.784 candidatos, dos quais serão selecionados 2.441 titulares e 733 suplentes, totalizando 3.174 candidatos.

Segundo a secretária de Assistência Social, Valdenice Domingos, mais de 80% das obras desses conjuntos estão concluídas. A mão de obra recrutada nos canteiros pelas empresas construtoras é formada por brasileiros e estrangeiros.

Mesmo com esse atendimento, ainda haverá demanda habitacional na Capital em torno de 2.600 famílias, conforme Solange Carvalho, do Setor de Habitação da Seas. Segundo ela, a secretaria impõe rigoroso cumprimento das cotas especiais, da pessoa idosa e da pessoa com deficiência. Do total do sorteio desta terça-feira, pelo menos 74 vagas destinam-se a essas pessoas.

Em atendimento à Portaria nº 595/13, do Ministério das Cidades, os remanescentes entram no processo seletivo no grupo dos demais candidatos. “Com o sorteio, eles serão notificados para atualização ou cadastramento no CadÚnico e para a entrega de documentos no Banco do Brasil”, informou Solange.

A demanda habitacional em Porto Velho decorre das inscrições de 12.900 candidatos, em outubro de 2013, na Casa de Shows Talismã. Em 2014, após visitas domiciliares a mais de seis mil famílias, a Seas analisou cadastros e fez a pré-seleção.

De junho a agosto do ano passado, houve sorteio público de 2 mil titulares e 800 suplentes para o Residencial Orgulho do Madeira, formado por 4 mil unidades, das quais, 2 mil destinadas aos flagelados e desalojados pela cheia do rio Madeira. Participaram 9.738 candidatos.

Mesmo com assento à mesa das decisões, os Ministérios Públicos Federal e Estadual não enviaram representantes. “Nossos relatórios são encaminhados regularmente a esses órgãos, e até agora tudo tem transcorrido normalmente”, observou Solange Carvalho.

Já no interior do estado, a presença de representantes do MP é constante, a exemplo de Rolim de Moura, na Zona da Mata.

Na sequência do sorteio desta semana, as pessoas poderão vistoriar suas moradias, enquanto o Banco do Brasil providencia a elaboração dos contratos que garantirão a entrega das chaves.

Participaram da reunião desta segunda-feira, representantes das Casas Civil e Militar, Central de Movimentos Populares, Conselhos Estadual e Municipal de Cidades, Conselhos Estaduais de Assistência Social e do Idoso, além da Federação Estadual das Pessoas com Deficiência.

Fonte - Secom - Governo de Rondônia

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.