News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Quinta-Feira, 04 de Março de 2021

PRORROGADAS AS INSCRIÇÕES DO EDITAL ‘ELAS NAS EXATAS’ VOLTADO PARA A EQUIDADE DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO

Inscrições podem ser feitas até 3 de novembro; edital lançado pelo Instituto Unibanco, Fundo ELAS e Fundação Carlos Chagas visa apoiar projetos realizados em escolas públicas que estimulem as jovens a seguirem estudos nas ciências exatas e naturais
Segunda-Feira, 28 de Setembro de 2015 - 14:32

São Paulo, 28 de setembro de 2015 – As inscrições do edital Gestão Escolar para Equidade: Elas nas Exatas, lançado pelo Instituto Unibanco, o Fundo ELAS e a Fundação Carlos Chagas, foram prorrogadas e podem ser realizadas até o dia 3 de novembro. O edital foi lançado durante o Seminário Internacional Caminhos para a Qualidade da Educação Pública: Gestão Escolar, na presença do Ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, e inicialmente tinha como prazo de inscrições o dia 3 de outubro.

O objetivo da iniciativa é contribuir para a maior inserção de meninas em carreiras nas ciências exatas e naturais, ampliando seu repertório de escolhas profissionais e de projetos de vida. O edital irá selecionar projetos realizados em escolas públicas, que tenham como foco a redução do impacto das desigualdades de gênero nas escolhas profissionais das jovens estudantes do Ensino Médio, com envolvimento da gestão escolar.

Poderão se inscrever as Associações de Pais e Mestres ou organizações, grupos e movimentos feministas que trabalhem com a temática de gênero articulados à escola. As organizações proponentes devem se dedicar à promoção da educação, da equidade de gênero e/ou dos direitos humanos com experiência de atuação na área da educação.  O edital sugere uma série de estratégias, como seminários, campanhas e propostas curriculares. Por exemplo, podem ser inscritos projetos de incentivo à participação de estudantes em olimpíadas de matemática ou de robótica, feiras de desenvolvimento de projetos tecnológicos, cursos para meninas desenvolverem games e aplicativos, entre outras ações.

 

Seleção dos projetos

O formulário de inscrição está disponível nos sites do Fundo ELAS (www.fundosocialelas.org), do Instituto Unibanco (http://www.institutounibanco.org.br/edital-elas-nas-exatas) e da Fundação Carlos Chagas (www.fcc.org.br). As inscrições devem ser feitas pelos Correios.

Os projetos serão selecionados pelo Comitê de seleção do Fundo ELAS, com participação de representantes do Instituto Unibanco e da Fundação Carlos Chagas. A implementação dos projetos será acompanhada pelo Fundo ELAS e avaliada pela Fundação Carlos Chagas, com o objetivo de identificar os resultados alcançados e sistematizar as experiências que tenham potencial de replicação em outras escolas.

Poderão ser selecionados até 10 propostas de projetos. Cada projeto receberá o valor de R$ 30.000,00 (trinta mil reais) para serem executados de janeiro a dezembro de 2016, seguindo o cronograma do calendário escolar.

 

Desigualdade de gênero na educação

Segundo dados do Observatório Brasil da Igualdade de Gênero, em cursos de Ciências da Computação os homens ocupam 77,54% das vagas, enquanto mulheres são maioria nos cursos de Pedagogia e Enfermagem. Esse acesso desigual às carreiras repercute também nas diferenças de remuneração e nos níveis de prestígio associados às diversas profissões.

“Acreditamos que para se alcançar melhores resultados educacionais, a gestão escolar necessita identificar situações de desigualdades que afetam determinados grupos de estudantes e implementar ações para enfrentá-las, criando condições de equidade. Foi a partir dessa premissa e do foco de atuação para a melhoria da gestão escolar no Ensino Médio que iniciamos em 2014 a agenda de fomento por meio de uma linha de editais denominada Gestão Escolar para a Equidade”, ressalta Ricardo Henriques, superintendente executivo do Instituto Unibanco.

Para K.K. Verdade, coordenadora executiva do Fundo ELAS, o edital voltado para instituições de ensino é uma oportunidade de contribuir para uma educação mais justa. “Com esse edital expandimos nossa atuação para um espaço estratégico na promoção da equidade e da transformação: o ambiente escolar”, conclui.

“Espera-se ainda que este edital possa sensibilizar a sociedade em geral para a importância de um olhar atento para a promoção da equidade e enfrentamento das discriminações como um elemento fundamental a ser considerado nas políticas públicas educacionais”, diz Sandra Unbehaum, coordenadora do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas.

Prazos:

Inscrições

3 de setembro a 3 de novembro de 2015

Seleção de projetos

10 a 30 de novembro de 2015

Divulgação – Resultados

3 de dezembro de 2015

Execução dos projetos

01 de janeiro a 31 de dezembro de 2016

 

Sobre o Instituto Unibanco - Fundado há mais de 30 anos, o Instituto Unibanco é uma das instituições responsáveis pelo investimento social privado do conglomerado Itaú Unibanco e busca contribuir para a melhoria da qualidade da educação, por meio do fortalecimento da gestão escolar com foco na melhoria do Ensino Médio.  Atualmente, concebe, avalia e dissemina soluções que contribuam com mudanças na realidade do Ensino Médio para ampliar as oportunidades educacionais dos jovens, em busca de uma sociedade mais justa e transformadora.

Sobre o Fundo ELAS - Em quase 15 anos de experiência, o Fundo ELAS apoiou mais de 330 grupos de mulheres jovens e adultas em todas as partes do Brasil, por meio de 19 concursos de projetos. Investe na promoção dos direitos humanos e no protagonismo das mulheres por meio de concursos de projetos e do desenvolvimento de habilidades de organizações sociais.

Sobre a Fundação Carlos Chagas - Há 50 anos é dedicada à pesquisa na área de educação e à avaliação de competências cognitivas e profissionais. Seu Departamento de Pesquisas Educacionais desenvolve um amplo espectro de investigações interdisciplinares, voltadas para a relação da educação com os problemas e perspectivas sociais do país.

 

Mais Informações:

Analítica Comunicação – assessoria de imprensa do Instituto Unibanco

Rení Tognoni – 11 – 2579-5520 – reni@analitica.inf.br

Carolina Stefanini – 11 – 2579-5520 – carolina.stefanini@analitica.inf.br

Fonte - Analitica Comunicação

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.