News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Quarta-Feira, 24 de Fevereiro de 2021

ACIR COBRA SOLUÇÃO PARA O APAGÃO

O senador disse que é inadmissível que apagões dessa ordem ocorram justamente agora, quando Rondônia produz energia de sobra, o suficiente para alimentar os demais estados brasileiros, através do Sistema Interligado Nacional (SIN).
Quinta-Feira, 24 de Setembro de 2015 - 11:59

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) cobrou nesta quarta-feira, 23, no plenário do Senado, uma solução definitiva para os constantes apagões que ocorreram em Rondônia nos últimos dias.

O senador já tinha feito contato com o Ministro de Minas Energia, Eduardo Braga, com quem terá uma audiência pública na próxima terça-feira, 29, juntamente com os demais parlamentares das bancadas de Rondônia e do Acre. O ministro determinou a solução imediata dos problemas e prometeu que esses apagões não se repetiriam.

O senador disse que é inadmissível que apagões dessa ordem ocorram justamente agora, quando Rondônia produz energia de sobra, o suficiente para alimentar os demais estados brasileiros, através do Sistema Interligado Nacional (SIN). “Espero que não estejam no enganando mais uma vez e a população precisa saber exatamente o que está acontecendo”, frisou Acir.

O senador lembrou que os empresários e a própria Federação da Indústria do Estado de Rondônia (Fiero) foram contra a implantação do linhão no sistema de corrente contínua, justamente temendo conflitos tecnológicos na interface com o sistema já implantado em Rondônia e em todo o Brasil, de corrente alternada. “Pelos comunicados da Eletrobras fica evidente que há um conflito tecnológico, que ainda estão testando a conexão entre os dois sistemas e que estão priorizando a distribuição pelo sistema de corrente contínua, que conduz a energia diretamente para São Paulo”, frisou Acir. “Em primeiro lugar, precisamos saber o que está ocorrendo”, frisou Acir.

O senador também pediu a entrada em operação da termoelétrica de Porto Velho enquanto estiverem sendo feitos os ajustes no sistema de distribuição de energia. Segundo o senador, esta providência já foi tomada pela Eletronorte. O senador também citou a Proposta de Emenda à Constituição de sua autoria para que os repasses do ICMS também sejam feitos para o Estado produtor de energia, uma vez que atualmente apenas o Estado consumidor recebe este imposto.

Fonte - assessoria

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.