News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Domingo, 28 de Fevereiro de 2021

INICIO DA PRIMAVERA

Nesta quarta-feira, dia 23/09, às 05he20min (horário de Brasília) iniciou a primavera, também conhecida como estação das flores.
Quarta-Feira, 23 de Setembro de 2015 - 17:19

Nesta quarta-feira, dia 23/09, às 05he20min (horário de Brasília) iniciou a primavera, também conhecida como estação das flores. O momento marca o equinócio da primavera, quando ocorre uma importante transição, porque até esta data, o norte terrestre é atingido com maior incidência pelos raios solares mas, com a mudança marcada pelo equinócio, é a vez do hemisfério sul da Terra receber maior insolação. Durante os equinócios (existem os equinócios de primavera e de outono) acontece algo interessante que é o dia e a noite terem a mesma duração em qualquer lugar do mundo, e por essa razão é que se adotou o nome latino “ equinócio”, que significa “noite igual ao dia”.

Para o nosso Estado de Rondônia a primavera também marca a transição da estação seca para a estação chuvosa (que tem inicio climatológico no mês de outubro). Também é marcada por temperaturas mais estáveis do que nos meses de maio e agosto. A climatologia para setembro mostra temperatura média do ar em torno de 25,5oC e a precipitação média de 86,5mm.

Para este ano está previsto que no período da primavera, a precipitação fique próxima aos padrões climatológicos e as temperaturas ligeiramente acima da normalidade (Fonte: Boletim Climático da Amazônia mês de Agosto – SIPAM).

No dia 28 de setembro próximo, os pesquisadores de meteorologia dos três centros regionais do SIPAM (Porto Velho, Manaus e Belém) estarão reunidos para discutir o prognostico Climático da Amazônia, para os meses de outubro-novembrodezembro.

Atualmente, está atuante um fenômeno climático que estamos acompanhando e será destacado na próxima reunião, que é o "El Niño".

O El Niño é um fenômeno natural caracterizado por um aquecimento anormal das águas superficiais no oceano Pacífico Tropical, alterando a interação oceano-atmosfera, que afeta o clima global e regional, mudando os padrões de vento a nível mundial, e modificando os regimes de chuva em regiões tropicais e de latitudes médias.

O monitoramento da anomalia de temperatura da superfície do mar no oceano Pacífico Tropical está indicando um "El Niño" de intensidade forte, o que resultará em secas severas no extremo norte e nordeste e chuvas intensas no sul e sudeste do Brasil, além de aumento das temperaturas médias em todo o País.

Fonte - assessoria de comunicação-Sipam

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.