News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Segunda-Feira, 01 de Março de 2021

APAGÕES: PROBLEMAS SERÃO SOLUCIONADOS ATÉ TERÇA-FEIRA

Raupp tem audiência hoje com o ministro das minas e energia Eduardo Braga
Segunda-Feira, 21 de Setembro de 2015 - 15:33

Os constantes apagões em Rondônia, que também atingem o vizinho Acre vêm causando uma série de transtornos para a população. Há dias o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) preocupado com a situação busca solução, pois tem ciência que os cortes constantes de energia elétrica estão tirando a paz de muita gente.

O presidente da Eletrobras José da Costa Carvalho Neto garantiu hoje (21) via telefone ao senador Raupp, solução até a próxima terça-feira (22).

Os apagões estão ocorrendo em razão dos testes com as turbinas das usinas hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio, ambas em Porto Velho, no rio Madeira. José da Costa afirmou, ao senador Raupp, o fim dos apagões.

Raupp que seguiu hoje (21) a Brasília tem audiência marcada com o ministro as Minas e Energia, Eduardo Braga às 18h. O assunto principal da pauta são os apagões.

O senador Raupp disse que está ciente que o tema “é complexo” e que já foram seis apagões em menos de 30 dias. Além de transtornos sociais ainda há prejuízos ao potencial de investimentos no Estado. O comércio também é diretamente prejudicado, além de bancos e outros segmentos não menos importante para a economia de Rondônia.

Sem energia elétrica não há como utilizar cartões de crédito, boa parte da rede de telefonia e a da internet, mecanismo que hoje faz parte da vida de qualquer cidadão. “Testemunhei na última sexta-feira (18) nas andanças pelo interior, comerciantes perdendo vendas e o cidadão deixando de comprar; profissionais liberais dispensando clientes em razão de mais um apagão”, ponderou Raupp.

 

Dificuldades

A subestação de Rondônia não tem capacidade técnica para converter a totalidade da energia gerada pelas usinas de Jirau e Santo Antônio. Quando as turbinas são testadas ocorrem os apagões.

Para que a situação seja resolvida em curto prazo, uma das medidas seria reativar a Termonorte enquanto se amplia a subestação. Segundo Raupp, “seguramente não sofreríamos apagões como vem ocorrendo ultimamente”.

Fonte - Informe RO

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.