News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Sexta-Feira, 26 de Fevereiro de 2021

LAMA BUDISTA E MESTRE EM FÍSICA PALESTRA SOBRE LUCIDEZ NA VIDA COTIDIANA

Ex-professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul traz conhecimentos sobre a relação entre Física quântica e budismo.
Segunda-Feira, 21 de Setembro de 2015 - 15:18

O Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB/PVH), trará à Porto Velho no dia 23 deste mês, Lama Padma Samten, titulo que significa líder, sacerdote e professor conferido ao fisíco Alfredo Aveline. O Inicio de sua palestra está previsto para às 19hs30, no Teatro Banzeiros, na capital. Com o tema Lucidez na vida cotidiana, a palestra será uma oportunidade rara e preciosa para praticantes e estudiosos, garantem os organizadores.

“As práticas espirituais só adquirem sentido na vida cotidiana. A relação com nossos pais, esposa, marido, filhos, colegas de trabalho e demais seres em todos os planos da existência, material e sutil, é o verdadeiro termômetro da prática. Um sinal de que há algo errado é nos considerarmos espiritualizados, praticantes disciplinados e zelosos, e, ainda assim, sermos tomados por desinteresse e falta de compaixão em relação aos seres que nos rodeiam”, ensina Lama Padma Samten.

Valores

“A palestra é aberta e todos são bem vindos”, ressalta Danielle Gonçalves, psicóloga que também integra a comissão organizadora. “Não há cobrança de ingressos, é sugerido um valor de contribuição de R$ 20, utilizado para o pagamento das despesas do evento”, esclarece. A contribuição é espontânea.

Lama Padma Samtem

Físico, com bacharelado e mestrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Alfredo Aveline foi professor de física de 1969 a 1994. Neste período, dedicou-se especialmente ao exame da física quântica, teoria na qual encontrou afinidade com o pensamento budista.

Em Viamão (RS), onde reside, está situadaa sede do Instituto Caminho do Meio e do Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB). Os livros publicados pelo Lama Samten – A Jóia dos Desejos, Meditando a Vida, O Lama e o Economista, Relações & Conflitos, Mandala do Lótus e A Roda da Vida – são referências de estudo para alunos e representam uma oportunidade aos leitores, conectados ou não ao budismo, de acesso a este conhecimento de vinte e seis séculos. Nestes textos encontram-se apresentações dos ensinamentos do Buda e orientações práticas para gerarmos maior estabilidade frente às circunstâncias e dificuldades de nossas vidas. Sua experiência permite uma abordagem em que o budismo manifesta-se como auxílio precioso nas circunstâncias desafiadoras do presente, apresentado de uma forma bem prática. Quando profere palestras a empresários e executivos desejosos de uma mensagem de paz, o Lama mostra como os ensinamentos de Buda podem ser aplicados em atividades econômicas e no mercado de trabalho.

Em Porto Velho o CEBB esta localizado no Instituto do Ser – Elias Gorayeb, 1484, Bairro N. Sra. das Graças e para aqueles que desejarem conhecer mais dos ensinamentos budistas, os encontros acontecem às quintas (20hs15) e aos domingos (17hs00).

Fonte - Romeu Martins Noé

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.