News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Sexta-Feira, 26 de Fevereiro de 2021

PRODUTORES ENCERRAM VISITAS TÉCNICAS ÀS ÁREAS PRODUTIVAS DE RONDÔNIA

A comitiva com mais de 80 produtores agrícolas e equipe técnica percorreu aproximadamente 1.500 quilômetros
Segunda-Feira, 14 de Setembro de 2015 - 10:54

Extremamente positiva. Esta foi a avaliação do gerente comercial de vendas da Central Agrícola de Rondônia, Robson Rizzon, ao definir a realização do 2º Tour Tecnológico do Campo ao Porto que encerrou as visitações pelas principais regiões produtivas do Estado de Rondônia, na sexta-feira (11).

De acordo com Robson, a primeira edição do projeto que foi idealizado e realizado ainda em 2013 obteve resultados significativos, uma vez que houve aumento da quantidade de área plantada. “Em 2013 tínhamos 165 mil hectares produzindo em Rondônia, em 2015 subimos para 250 mil hectares, em 26 dos 52 municípios rondonienses, gerando renda e prosperando a economia do estado. Um aumento de 20% ao ano. Isso é extremamente promissor. Temos a projeção de alcançar a meta de 300 mil hectares em 2017, e para o ano de 2020, algo em torno 360 mil hectares”, descreveu Rizzon.

Para ele, o investimento em agricultura fomenta a economia e promove o desenvolvimento da região onde o produtor está inserido. “É notório percebermos que a melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) aumenta proporcionalmente ao capital investido, uma vez que para produzir o agricultor precisa adquirir máquinas, mão de obra, combustível, insumos, escoamento da produção. Ou seja, é uma cadeia produtiva que gera receita em todos os setores, além é claro de dispormos de uma estrutura logística de transporte dos grãos através dos portos instalados na Capital do estado”, detalhou o gerente da Central Agrícola.

O secretario estadual de Agricultura, Evandro Padovani, que recepcionou os produtores e acompanhou a comitiva em todo o percurso no interior do estado, parabenizou a execução do projeto da Central Agrícola e da FMC. “Podemos avaliar que Rondônia manteve sua produção em escala de grãos e outras frentes do agronegócio independente da crise que o País enfrenta. Isso é uma responsabilidade muito grande do produtor. Nós, enquanto estado, temos essa noção e reconhecimento do esforço desprendido dos agricultores. Mas, é dessa forma que podemos continuar crescendo”, declarou Padovani.

Durante todo o trajeto os empresários e produtores tiveram apresentações específicas sobre produtos que foram lançados para melhorar a produtividade do plantio, elevando a qualidade dos grãos colhidos a cada safra produzidos pela multinacional FMC.

A comitiva com mais de 80 produtores agrícolas e equipe técnica percorreu aproximadamente 1.500 quilômetros, passando pelos municípios de Vilhena, Colorado do Oeste, Cerejeiras, Corumbiara, Parecis, Rolim de Moura, São Miguel do Guaporé, Alvorada do Oeste, Ji-Paraná, Jaru, Theobroma, Vale do Anari, Machadinho do Oeste, Cujubim, Ariquemes e Porto Velho.

Sobre a Central Agrícola

A empresa está sediada no município de Vilhena e conta com outras três filiais nos municípios de São Miguel do Guaporé, Ariquemes e Cerejeiras, além de outras duas unidades no Mato Grosso. Tem com missão proporcionar capacitação e estrutura para que os agricultores possam aumentar a produtividade no campo e para isso cria programas diferenciados e realiza eventos, como vitrine tecnológica, dia do campo, hora do campo com parceiros como a Embrapa, além de intermediar com orientações para investidores de outros Estados que queiram iniciar suas atividades na região Norte.

Conta hoje com 70 funcionários e há projeção de ampliação da área de atuação para iniciar o atendimento no Estado do Acre e no Sul do Amazonas, uma vez que há áreas viáveis para produção e plantio de grãos.

Fonte - secom - governo de rondônia

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.