News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Sabado, 27 de Fevereiro de 2021

LENHA NA FOGUEIRA: DIÁRIO DA AMAZÔNIA

O dia 13 de Setembro para Rondônia é de muita importância histórica, por isso não apenas o Diário da Amazônia faz aniversário na data. Num dia 13 de Setembro também foram criados a TV Rondônia e o Sesc e muitas outras entidades importantes em nosso estado.
Sexta-Feira, 11 de Setembro de 2015 - 11:29

A festa dos 22 anos de criação do jornal Diário da Amazônia vai ser hoje, e, como acontece todos os anos, a diretoria maior, se fará presente. Quando digo diretoria maior quero dizer senador Acir, dona Ana e Assis Gurgacz Neto.


Na realidade o aniversário mesmo será domingo dia 13 de setembro, como a direção da empresa não quer tirar o sossego da família dos funcionários, resolveu comemorar nesta sexta-feira 11.


Por falar nisso a edição de domingo será especialíssima. Marcelinho Freire e o Carlão Sperança estão montando um jornal especial contando a história desses 22 anos de existência do Diário da Amazônia inclusive com declarações de jornalistas que já trabalharam no jornal, como é o caso do Waldir Costa que hoje é o diretor de comunicação da ALE.


O Zekatraca publica entrevista com o Marcelinho que conta sua trajetória no Diário que começou como Office Boy e hoje é o Editor Chefe, aliás, o chefão da redação.


Em sua entrevista Marcelinho se lembra dos primeiros jornalistas contratados pela empresa, entre eles o Walbran Junior e o Zacarias Pena Verde. Só lendo a entrevista para ficar conhecendo detalhes da história dos primeiros dias do Diário da Amazônia.


Por que os proprietários do Diário resolveram inaugurar o jornal exatamente no dia 13 de Setembro?


O dia foi escolhido a dedo, pois foi no dia 13 de Setembro de 1943 que Getulio Vargas assinou o Decreto Lei 5812 que criou o Território Federal do Guaporé.


O dia 13 de Setembro para Rondônia é de muita importância histórica, por isso não apenas o Diário da Amazônia faz aniversário na data. Num dia 13 de Setembro também foram criados a TV Rondônia e o Sesc e muitas outras entidades importantes em nosso estado.

 


Aí vem o Aço Coercivo e pergunta! Por onde tu andava no dia 13 de Setembro de 1993 Zekatraca?


Pois é! Segundo fiquei sabendo muito tempo depois, seu Emir Sfair pediu a alguns colegas que entrasse em contato comigo, que ele gostaria que o Zekatraca fizesse parte da equipe do Diário da Amazônia desde a primeira edição.


Segundo fui informado também, os colegas solicitados a providenciar o contato comigo, alegavam toda vez que eram cobrados pelo seu Emir, que não haviam me encontrado e assim o tempo foi passando e nada da direção do Diário conseguir conversar comigo.


E eu à época, fazendo parte da equipe do jornal Estadão do Norte nem imaginava da vontade do seu Emir em me contratar.


Também atuava como gerente do restaurante Cheiro Verde que ficava na Esplanada das Secretarias local onde começou (e o Bubu não fala) o Projeto Cinco e Meia. O Restaurante era de propriedade da dona Nélia dona também do Coco Gelado que ficava em frente a UNIR.


Naquela Segunda Feira 13 de Setembro de 1993, a Nélia chegou ao Cheiro Verde cedinho, dizendo que ia para a inauguração do jornal Diário da Amazônia, pois, não poderia deixar de comprar a 1ª edição do novo jornal.


Por volta de Uma Hora da Tarde o restaurante cheio de cliente Nélia entrou quase que gritando: Olha aqui Silvio Santos o novo jornal, a 1ª edição do Diário da Amazônia, tava assim de gente lá na sede do jornal na Joaquim Nabuco, até o governador Piana tava lá.


E começou a mostrar página por página, caderno por caderno do Diário da Amazônia e ainda falava: “Tu tem que conseguir colocar o Zekatraca nessa beleza de jornal”.


O certo foi que só no dia 12 de junho de 1994, antes do jornal completar seu primeiro ano. Saiu a primeira coluna do Zekatraca no Diário da Amazônia.


Essa história continua amanhã!

Fonte - Zé Katraca

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.