News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Quinta-Feira, 04 de Março de 2021

BIBLIOTECA FRANCISCO MEIRELES RECEBE LIVRO DA CULTURA AFRICANA

Ivaldo Paixão é coautor do livro produzido por acadêmicos da Universidade Federal do Ceará, também gestor de Políticas de Igualdade Racial do Ceará.
Quinta-Feira, 10 de Setembro de 2015 - 14:17

A Biblioteca Francisco Meireles recebeu a presença do coautor do livro 'Histórias de Luz: 100 anos sem Dragão do Mar – 130 anos da Abolição no Ceará', Ivaldo Paixão. Estiveram presentes para uma tarde de autógrafo amantes da literatura e do tema. A administradora da Biblioteca, Lucileyde Feitosa, observa que o exemplar do livro doado à Francisco Meireles auxiliará na organização da semana da consciência negra realizada pela instituição em novembro.

“É uma honra receber o autor na Biblioteca. Ainda mais com um tema que envolve a questão da escravidão. E a Francisco Meireles tem sido parceira dos movimentos sociais para organizar a semana da consciência negra. “Então sem dúvida essa obra será muito bem aproveitada. Pois é advinda do Ceará, o que nos faz lembrar da migração para Rondônia, homens e mulheres que auxiliaram na construção desta terra”, afirma Lucileyde.

Ivaldo Paixão é coautor do livro produzido por acadêmicos da Universidade Federal do Ceará, também gestor de Políticas de Igualdade Racial do Ceará. Ele conta que o livro resgata a memória de Francisco José do Nascimento, conhecido como Chico da Matilde ou Dragão do mar que liderou o fechamento do porto da Província do Ceará em 1981, contra o tráfico de escravos. Não permitindo que houvesse o embarque e desembarque de negros. “Isso fez com que o movimento abolicionista brasileiro tomasse conhecimento em todo o País. E ele foi mandado ao Rio de Janeiro e cerca de quinze mil pessoas o receberam. Foi acolhido como herói. Esta atitude dele fez com que José do Patrocínio fosse ao Ceará e, em uma articulação do movimento abolicionista, permitisse a abolição da escravatura no Estado quatro ano antes da lei Áurea” disse.

Fonte - assessoria - pmpv

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.