News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Quinta-Feira, 25 de Fevereiro de 2021

QUASE METADE DOS BRASILEIROS BUSCA TRABALHO EXTRA

Em 40% das casas, pessoas que não trabalhavam procuraram uma ocupação para ajudar a família, segundo pesquisa CNI/Ibope
Quinta-Feira, 10 de Setembro de 2015 - 10:46

Para enfrentar a crise, quase metade da população brasileira (48%) buscou trabalho extra no último ano. Em setembro de 2013, esse percentual era menor, de 25%.

O resultado faz parte de uma pesquisa feita pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) com 2.002 entrevistados de todo o país para identificar como a crise econômica afeta a vida da população. O levantamento foi feito entre os dias 18 e 21 de junho.

Em 40% das famílias, pessoas que não trabalhavam tiveram que entrar no mercado de trabalho para colaborar com as contas da casa. E 24% voltaram a estudar com medo de ficar desempregadas.

Sentindo no bolso as consequências da crise – 59% disseram ter perdido poder de compra nos últimos 12 meses – as pessoas estão fazendo ajustes. O impacto no cotidiano é maior do que o sentido na turbulência financeira global iniciada em 2008. Mais da metade (57%) alterou hábitos de consumo ou planejamento financeiro. E outros 21% disseram que pretendem alterar. Na crise anterior, o maior percentual dos que ajustaram seus hábitos foi de 30% e no máximo 27% pretendiam alterar.

“A crise de 2008/2009 afetou particularmente a indústria, mas o consumo doméstico ainda estava em crescimento e ajudou na recuperação. Já a crise atual atinge toda a economia e vem afetando o emprego e a renda da população bem mais significativamente. Tanto o investimento como o consumo das famílias estão diminuindo”, afirma o gerente-executivo de Pesquisa e Competitividade da CNI, Renato da Fonseca.

Fonte - band

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.