News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Domingo, 07 de Março de 2021

DESFILE CÍVICO DA INDEPENDÊNCIA EM PORTO VELHO: QUEM PODERÁ AJUDÁ-LO?

As apresentações tiveram início as 19h30, quando a segunda Escola desfilava, uma forte chuva fez com que boa parte do público se ausentasse do local, abrigando-se em barracas que os ambulantes colocaram em toda via do percurso do desfile e outros foram para casa.
Terça-Feira, 08 de Setembro de 2015 - 15:42

Como acontece todos os anos em Porto Velho, neste 07 de setembro, em comemoração ao Dia da Independência, centenas de pessoas foram à avenida Migrantes, em Porto Velho, para assistir ao desfile cívico nesta segunda-feira, Militares, instituições filantrópicas e alunos de onze escolas estaduais da capital desfilaram no evento, que aconteceu durante a noite, devido ao Clima predominante de nossa Região neste período do mês de setembro.

As apresentações tiveram início as 19h30, quando a segunda Escola desfilava, uma forte chuva fez com que boa parte do público se ausentasse do local, abrigando-se em barracas que os ambulantes colocaram em toda via do percurso do desfile e outros foram para casa.

Durante o Evento, mais de 370 militares e alunos de 11 escolas participaram do desfile. As bandas do Exército, da Aeronáutica e da Polícia Militar de Rondônia, tocaram o Hino da Independência, o Hino de Rondônia e outras canções cívicas. Já as escolas se apresentaram acompanhadas de suas fanfarras, compostas por grupo de alunos.

Minha opinião, como espectador, não gostei, muita coisa deixou a desejar, primeiro a questão do estacionamento, é inacreditável o que acontece aqui em Porto Velho, o Desfile é na Avenida Migrantes, e você precisa deixar seu carro ou deixar o ônibus coletivo à quase dois quilômetros de distância até chegar ao local do Desfile, e se você tentar ao menos chegar próximo da área de isolamento você é maltratado pelos Guardas que fazem a segurança do trânsito no local, como aconteceu comigo ontem, parece que você é um forasteiro em terra estranha, você não é patriota, a festa não é sua, essa Independência não é sua, não é sua festa, afaste-se, que coisa horrível, todos os arredores estava blindado para não ter acesso, fico imaginando pessoas idosas ou ainda cadeirantes, pessoas com necessidades Especiais, como fazem para adentrar ao local,é chegada a hora de rever algumas coisas que não condizem mais com a realidade de um País para TODOS.

Nosso desfile é feito à noite, portanto precisa de ILUMINAÇÃO suficiente para mostrar o trabalho que é feito por muitas escolas, e outras Organizações que desfilaram, tinham refletores, instalados nas arquibancadas, UM PERIGO, fios emendados por toda parte, um perigo para crianças, jovens e Adultos, já que na hora do desfile choveu, molhou fios e as arquibancadas eram de estrutura de ferro, choque não faltou, os refletores também a maioria APAGOU, boa parte do início do desfile foi feito no escuro mesmo, já que aquela via é pouco iluminada, as autoridades não viram, como sempre estavam bem acomodadas em palco vip, com iluminação boa, e não pegaram chuva. TODO trajeto deve SER ILUMINADO, para valorizar o trabalho de todos que passam pela Avenida e ao Público que assiste atento ao desfile e com respeito aplaudindo nossas Instituições.

Outro ponto que falhou foi na sonorização, poderiam colocar pedestais com caixas de sons ao longo da via, o Som das Orquestras só se ouve ali, próximo do "Palanque das Autoridades", que se dane o povo.

Há não poderia deixar de registrar aqui a minha indignação quanto ao Número de arquibancadas, também era pouca para a quantidade de pessoas que todo ano vai assistir o desfile, chamo isso de falta de planejamento uma vez que todo ano tem o desfile e eles sabem da quantidade de público que costuma aparecer a este evento, nós estamos falando aqui de um evento que carrega a marca DO GOVERNO e de Outras Instituições, não é uma festa de bairro, nem da comunidade de uma determinada Igrejinha, É UM EVENTO NA CAPITAL DO ESTADO, deveria ser pomposo, Grande por natureza, bem Ornamentado em toda via, bem iluminado, Com bandeirinhas verde amarela para todo Público Balançar, com Bandeiras maiores em todos os postes, Com Várias faixas e fitas verde amarelo, que saudades tenho da minha Infância onde tudo isso era feito de maneira prazerosa, até por nós alunos.

Foi triste também ver que não desfilaram algumas Organizações,  grupos que em outros desfiles, sempre abrilhantavam tal evento, pecou em muitos aspectos,  mas meu voto de reprovação vai para a iluminação e também a falta de som, não se ouve nada à direita e esquerda do palanque principal, pois o som fica apenas para frente do mesmo, PRECISAMOS MELHORAR E MUITO no desfile de 07 de setembro.

Tendo como exemplo de outras capitais, o que salvou nosso desfile foram as tropas MILITARES, Exército, Marinha, Base Aérea, Corpo de Bombeiros Militar e nossa Briosa Polícia Militar.

Que o nossos Governantes pensem no tão sonhado "Espaço Multi Eventos" que tanto precisamos, tanto para o carnaval das Escolas de Sambas, os bois, os eventos Evangélicos e católicos, shows gratuitos, desfiles de sete de setembro e Expovel, afinal Porto Velho está parecendo a terra do "já teve", tudo aqui já teve, hoje não se têm mais. FOI complicado até para estacionar, chegar ao evento, já que fecharam todas as vias de acesso, para se ter uma ideia fecharam a avenida Jorge Teixeira lá no SUPERMERCADO IRMÃOS GONÇALVES. Fiquei indignado com a falta de organização e planejamento, deste desfile de sete de setembro, em mais um ano, resumo que, alguém falou assim: "vamos fazer para não passar em branco." É isso!!!

Choveu muito, vi crianças, idosos, vi grávidas, vi Deficientes, vi ainda criança de meses de colo, e não havia abrigo suficiente para o público, apenas para autoridades, que ficaram em um palanque.

Foi montada apenas uma tenda Minúscula, em se Falando do tamanho do evento e da Capital Porto Velho, que o povo se espremia para caber, ali abrigava-se,  idosos, gestantes, pessoas com crianças de colo e com necessidades especiais, durante a chuva, foi invadido por todos, até não caber mais, imagine a situação, a loucura que foi, o perigo, durante a chuva, foi permitido que mais pessoas ficassem no local.

O único Voto de Louvor merecido durante o evento, foi que Durante a chuva, o Mestre de Cerimônias, pediu a  quem estivesse com crianças pequenas ou de colo que subissem no palanque de autoridades  para terminar de assistir à apresentação. Alguma Autoridade o autorizou a fazer o anúncio, não pude ver o final, muito menos saber como foi a  entrada dessas pessoas no palanque de Autoridades, mas presumo que a cena não foi das melhores, deve ter sido complicado transpor as cercas "grades" que separavam o povão das Autoridades, Lembramos que a Independência é do POVO BRASILEIRO, olhar com mais carinho para todos, não é favor, é obrigação de quem está à frente de eventos dessa Magnitude.

Por Professor José Carlos Paim
Jornalista MTB1453/RO

Fonte - Pofessor José Carlos Paim

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.