News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Domingo, 28 de Fevereiro de 2021

SITUAÇÃO NA COLÔNIA PENAL ESTÁ SOB CONTROLE

De acordo com o secretário de Estado da Justiça, Marcos Rocha, a movimentação começou durante o retorno dos apenados da rotina de visita, que acontece aos finais de semana. Enquanto os agentes penitenciários realizavam a revista, foi encontrado um celular com um dos apenados, que no flagrante, se exaltou e teve que ser contido com força moderada pelos agentes.
Segunda-Feira, 07 de Setembro de 2015 - 14:24

A Secretaria de Estado de Justiça de Rondônia (Sejus) afirma que as atividades na Colônia Agrícola Penal Ênio Pinheiro, em Porto Velho, seguem normalmente. No sábado (5), foi registrado um princípio de motim na unidade e a situação foi controlada no mesmo dia sendo o efetivo de segurança reforçado.

De acordo com o secretário de Estado da Justiça, Marcos Rocha, a movimentação começou durante o retorno dos apenados da rotina de visita, que acontece aos finais de semana. Enquanto os agentes penitenciários realizavam a revista, foi encontrado um celular com um dos apenados, que no flagrante, se exaltou e teve que ser contido com força moderada pelos agentes. Um segundo apenado, com caráter de liderança, que também retornava da visita e estava, aparentemente, alcoolizado incitou a massa carcerária, que estava dentro e fora da unidade, a protestar. Exaltado, o apenado tentou pegar a arma de um dos agentes, momento em que os demais reeducandos tentaram agredir os servidores, os obrigando a atirar para conter a situação.

No mesmo horário acontecia a rotina de visita na Penitenciária de Médio Porte, o Pandinha. Com os disparos na Colônia, os familiares da outra unidade se assustaram e saíram correndo. A ação foi realizada como medida de segurança para evitar que os agentes fossem rendidos e suas armas caíssem em poder dos apenados, o que poderia terminar em uma rebelião.

Uma equipe do Centro de Operações Especiais (COE) da Polícia Militar auxiliou os servidores em contingente, para acalmar os ânimos dos apenados na unidade. No princípio de motim, um detento foi atingido por um dos tiros e faleceu enquanto era encaminhado ao hospital; três detentos ficaram feridos e receberam atendimento no Hospital João Paulo II, onde ainda estão internados, mas fora de risco de morte.

Fonte - assessoria

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.