News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Sexta-Feira, 05 de Março de 2021

SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA UNESC TRAZ "CIÊNCIA LUZ E VIDA" COMO TEMA

Evento ocorre entre os dias 19 e 23 de outubro em vários locais do campus (Fotos: Arquivo)
Sexta-Feira, 04 de Setembro de 2015 - 14:05

Com o intuito de estreitar ainda mais os laços entre comunidade e Universidade, além de estimular atividades de ensino, pesquisa e extensão, a Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), em Criciúma, realiza, de 19 a 23 de outubro, a 6ª Semana de Ciência e Tecnologia, em vários espaços do campus. O evento ocorre paralelo à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Segundo a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade, Luciane Ceretta, o evento tem como objetivo a socialização de trabalhos de iniciação científica e de extensão resultantes de projetos de pesquisa e de atuação na comunidade entre os professores e alunos da Unesc, e também com a comunidade. “A Semana de Ciência e Tecnologia é o maior evento institucional da Unesc. Somos uma Universidade Comunitária e o que produzimos aqui dentro, no ensino, na pesquisa e na extensão, precisa se reproduzir para a comunidade externa. Por isso convidamos toda a comunidade a vir para o campus, observar, interagir, participar da programação, pensada para contemplar os mais diversos públicos”, afirma Luciane.

Programação compreende Feira da Inovação e Feira de Ciências

A Semana será formada por mais de 70 atividades paralelas, entre palestras, minicursos, workshops, oficinas e atrações culturais, além da apresentação de trabalhos acadêmicos. A programação inclui, ainda, 15º Seminário de Iniciação Científica, 7º Salão de Extensão, 5º Salão de Ensino, 1º Salão de Pós-Graduação, 2º Feira de Inovação, 2º Talento Musical e 1º Feira de Ciências, com abrangência para o Mercosul.

Conforme a assessora da Propex, Gisele Coelho Lopes, entre as novidades deste ano está a Feira de Ciências, em que alunos da região irão expor seus trabalhos apresentados nas tradicionais Feiras de Ciências de suas escolas. “A ideia é envolver os jovens e crianças com as atividades acadêmicas”, comenta.

Nesta edição também ocorre a 2º Feira de Inovação, espaço para divulgação de soluções inovadoras para as diferentes áreas do conhecimento. Até o dia 19 de setembro, acadêmicos, professores, alunos de escolas, empresas e a comunidade em geral podem inscrever sua proposta de solução inovadora. “No ano anterior somamos 51 inscritos e a expectativa para este ano é ainda melhor. Essa é uma forma de incentivar e valorizar grandes ideias que contribuem com a nossa sociedade”, afirma.

As inscrições para as atividades da Semana podem ser feitas no site http://www.unesc.net/portal/capa/index/527. Os interessados em apresentar trabalhos acadêmicos na Semana, devem se inscrever até segunda-feira (7/9).

“Ciência, Luz e Vida”

Esta edição da Semana tem como tema “Luz, Ciência e Vida”, definido com base na decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que proclamou 2015 como o Ano Internacional da Luz. A proposta é celebrar a luz como matéria da ciência e do desenvolvimento tecnológico, uma grandeza da física ligada à vida na Terra e ao caminho da humanidade. Inspirando-se nesse conceito, a Unesc desenvolveu uma nova marca para o evento, uma conexão entre vida, ciência e luz, propulsora da consciência humana.

Fonte - assessoria de imprensa

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.