News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Sabado, 16 de Janeiro de 2021

LABORATÓRIO DE SOLO PODERÁ TER PARCERIA DA EMATER

Sobre a construção de laboratórios de análise, Luiz disse que alguns municípios já contam com a estrutura, mas muitos não estão ativados.
Sexta-Feira, 04 de Setembro de 2015 - 11:03

Em visita ao escritório central da Emater, em Porto Velho, o deputado estadual Jean Oliveira propôs uma discussão para um trabalho em conjunto entre o governo estadual, por meio da Emater, e a Universidade Federal de Rondônia (Unir) para realização de análises de solo para o produtor rural. A conversa foi realizada informalmente com o presidente Luiz Gomes Furtado, nesta última sexta-feira (4). Além da parceria foram discutidos assuntos inerentes à agenda positiva para a região da Zona da Mata e a participação nos eventos que serão realizados naquela região, durante o mês de setembro.

A distribuição de calcário foi outro tema abordado na conversa entre o deputado e o presidente da Emater. Para Luiz Gomes seria muito interessante a disponibilização de equipamentos para distribuição de calcário na propriedade.  Segundo ele, muitas associações rurais têm o trator, mas não têm implementos. Se houvesse a possibilidade de se emprestar esses equipamentos às associações, seria de grande importância produtiva para o produtor rural. “E as parcerias poderiam ser feitas através das prefeituras, que teriam muito mais facilidade de atender às demandas”.

Sobre a construção de laboratórios de análise, Luiz disse que alguns municípios já contam com a estrutura, mas muitos não estão ativados. As próprias universidades para oferecerem o curso de agronomia, precisam ter o laboratório de análise e a Unir também têm. Dizendo que desconhecia essa realidade o deputado se propôs a trabalhar para uma possível parceria entre a Emater e a Unir, intermediada pelo governo estadual, para uma ação conjunta entre a empresa de assistência técnica e extensão rural e a universidade, na análise de solos.

Por fim, ambos discutiram as atividades a serem realizadas na região da Zona da Mata durante o mês de setembro, com destaque para o Dia Especial sobre agricultura familiar e diversidade de produção, a ser realizada no município de Alta Floresta do Oeste; a inauguração do frigorífico de suínos Frigooeste, em Nova Brasilândia do Oeste, entre outras atividades, todas no dia 17 próximo.

Fonte - assessoria

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.