Por Fabiana Cortez
da redação do NewsRondônia - Vilhena
Diversas instituições e empresas de Vilhena abraçaram a causa para tentar ajudar não só o Rodrigo Evangelista, portador de um tipo raro de câncer, mas também todos que necessitam encontrar um doador compatível de medula óssea. A Campanha para o cadastramento de doadores de medula óssea deu início recentemente.
Sempre sorridente e expressando força, não foi a mielofibrose, um tipo de câncer no sangue que desregula e compromete o funcionamento da medula óssea, que acabou com os sonhos e a vontade de viver do Rodrigo Evangelista. Morador de Vilhena há 38 anos, Rodrigo descobriu que a sua saúde não estava bem há oito anos, mas foi recentemente que a doença real foi descoberta.
Ao iniciar o tratamento de quimioterapia em Cuiabá (MT), Rodrigo sentiu a necessidade de articular a captação de doadores, não só amparado na esperança de encontrar alguém compatível a ele, mas na necessidade de ajudar as centenas de famílias que lutam em busca desse mesmo objetivo, sobretudo quando a doença atinge crianças. “Você chegar para o tratamento e se deparar com aquelas crianças tão esperançosas em desfrutar a vida e junto com isso a dor da família é injusto. Se conseguirmos o maior número de doadores a chance de essas crianças ter uma vida longa e saudável é maior, portanto estou fazendo a minha parte, convocando todos por meio do contato pessoal e até pela internet para tentarmos salvar vidas”, explicou.
O cadastro é simples e pode ser feito em qualquer Hemocentro, onde fornecerão todas as informações sobre como funciona a doação e os procedimentos caso haja compatibilidade.
Quando a única opção é o transplante de medula óssea (tmo), a espera para encontrar um doador pode ser longa, o paciente tem três opções nessa busca: ter um irmão que seja compatível, e essa chance é de 25%, encontrar algum familiar, 9% de probabilidade, ou recorrer aos registros de doadores.
Hoje no brasil existe cerca de 70 centros para transplantes de medula óssea e 26 para transplantes com doadores não-aparentados.
News Destaques
News Política
News Polícia
Editoria de Cultura
Editoria Geral
News Eleições 2020
News Vagas de Emprego
Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.