News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Segunda-Feira, 18 de Janeiro de 2021

DOENÇA RARA DESPERTA CAMPANHA PARA CAPITAÇÃO DE DOADORES DE MEDULA ÓSSEA

Hoje no brasil existe cerca de 70 centros para transplantes de medula óssea e 26 para transplantes com doadores não-aparentados.
Sexta-Feira, 04 de Setembro de 2015 - 09:09

Por Fabiana Cortez
da redação do NewsRondônia - Vilhena

Diversas instituições e empresas de Vilhena abraçaram a causa para tentar ajudar não só o Rodrigo Evangelista, portador de um tipo raro de câncer, mas também todos que necessitam encontrar um doador compatível de medula óssea. A Campanha para o cadastramento de doadores de medula óssea deu início recentemente.

Sempre sorridente e expressando força, não foi a mielofibrose, um tipo de câncer no sangue que  desregula e compromete o funcionamento da medula óssea, que acabou com os sonhos e a vontade de viver do Rodrigo Evangelista. Morador de Vilhena há 38 anos, Rodrigo descobriu que a sua saúde não estava bem há oito anos, mas foi recentemente que a doença real foi descoberta.

Ao iniciar o tratamento de quimioterapia em Cuiabá (MT), Rodrigo sentiu a necessidade de articular a captação de doadores, não só amparado na esperança de encontrar alguém compatível a ele, mas na necessidade de ajudar as centenas de famílias que lutam em busca desse mesmo objetivo, sobretudo quando a doença atinge crianças. “Você chegar para o tratamento e se deparar com aquelas crianças tão esperançosas em desfrutar a vida e junto com isso a dor da família é injusto. Se conseguirmos o maior número de doadores a chance de essas crianças ter uma vida longa e saudável é maior, portanto estou fazendo a minha parte, convocando todos por meio do contato pessoal e até pela internet para tentarmos salvar vidas”, explicou.

O cadastro é simples e pode ser feito em qualquer Hemocentro, onde fornecerão todas as informações sobre como funciona a doação e os procedimentos caso haja compatibilidade.

Quando a única opção é o transplante de medula óssea (tmo), a espera para encontrar um doador pode ser longa, o paciente tem três opções nessa busca: ter um irmão que seja compatível, e essa chance é de 25%, encontrar algum familiar, 9% de probabilidade, ou recorrer aos registros de doadores.

Hoje no brasil existe cerca de 70 centros para transplantes de medula óssea e 26 para transplantes com doadores não-aparentados.

Fonte - assessoria

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.