News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Sexta-Feira, 26 de Fevereiro de 2021

ASSEMBLEIA REALIZARÁ SESSÃO SOLENE PARA HOMENAGEAR EMBRAPA E EMATER

Cleiton Roque destaca a importância para o desenvolvimento da economia do estado com as tecnologias desenvolvidas pelas empresas...
Quarta-Feira, 02 de Setembro de 2015 - 12:09

O deputado Cleiton Roque (PSB), elogiou, na sessão desta terça-feira (1º), a Empresa Técnica de Extensão Rural-Emater, e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária-Embrapa, pelo excelente trabalho realizado com o pequeno produtor e a pesquisa para melhoria do setor.

Para valorizar todo o trabalho dessas empresas, o parlamentar teve aprovada Sessão Solene, que será realizada na tarde desta quinta-feira (3), a partir das 15h.

Cleiton questionou o que seria dos pequenos produtores caso não existisse a Emater, pois os mesmos não teriam condições de pagar pesquisas e buscar novas técnicas de cultivo.

O deputado destacou que em 10 de julho de 1975 surgiu um braço da Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em meio à Floresta Amazônica. Especificamente no município de Porto Velho, então pertencente ao Território Federal de Rondônia.

Com apenas dois anos de existência, a Embrapa colocava em prática uma política de descentralização. Para isso, criou unidades em diferentes partes do País, de Norte a Sul.

Roque destacou que desde então, a Embrapa Rondônia está comprometida com soluções tecnológicas para a agricultura da Amazônia, sempre pautadas nos critérios de sustentabilidade econômica, social e ambiental.

Atualmente a Embrapa está presente estrategicamente em cinco municípios do Estado, com Campos Experimentais em Porto Velho, Machadinho do Oeste, Ouro Preto do Oeste, Presidente Médici e Vilhena.

Além disso, a Embrapa possui laboratórios de alta tecnologia em Porto Velho e conta com uma equipe qualificada, sendo pesquisadores com formação de pós-doutorado, doutorado e mestrado e equipe de apoio à pesquisa.

Na geração de conhecimento e tecnologias para a Amazônia, em especial para Rondônia, destacam-se pesquisas para produção animal, com tecnologias voltadas para a forragicultura, a sanidade e a qualidade do leite.

Também o café, a principal cultura agrícola do estado, além da produção de  importantes culturas como arroz, feijão, milho, soja, girassol, algodão, pupunha, pinhão manso, banana e cupuaçu; e florestas, com trabalhos de silvicultura de espécies nativas e exóticas.

Emater

A Emater é uma instituição com ações voltadas a Projetos Rurais, com ênfase na organização dos agricultores familiares, cujo objetivo é prestar serviços de qualidade, baseado no sistema produtivo sustentável, permitindo o crescimento econômico da pequena e média propriedade rural em harmonia com o meio ambiente.

Ao longo desses 44 anos vem vencendo desafios e adequando-se agilmente aos novos paradigmas, se fortalecendo através dos expressivos investimentos anuais na melhoria estrutural, seja no desenvolvimento dos talentos humanos como também, na parte física e de equipamentos, na geração de informações e qualidade de vida dos agricultores familiares e suas organizações.

Cleiton Roque frisou que a Emater contribui de forma assistida, por intermédio de projetos de ação social e de cidadania e em parceria com pessoas e organizações públicas ou privadas, objetivando sempre o bem comum e desenvolvimento igualitário do Estado.

A visão maior é assegurar o fortalecimento aos diversos setores produtivos que alavancam a economia e proporcionam geração de emprego e renda, dirimindo situações que obstruem o pleno crescimento estadual.

Fonte - Ale/ro - decom

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.