News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Quarta-Feira, 20 de Janeiro de 2021

JOVENS DE PORTO VELHO ELABORAM PROPOSTAS PARA SUA CATEGORIA E QUE SERÃO LEVADAS PARA EVENTO NACIONAL

A coordenadoria municipal de Políticas Públicas para a Juventude concluiu a conferência municipal com sucesso na última semana. Centenas de jovens compareceram e ajudaram na elaboração de diversas propostas que serão encaminhadas para a etapa estadual e na sequência a nacional.
Terça-Feira, 01 de Setembro de 2015 - 16:48

A coordenadoria municipal de Políticas Públicas para a Juventude concluiu a conferência municipal com sucesso na última semana. Centenas de jovens compareceram e ajudaram na elaboração de diversas propostas que serão encaminhadas para a etapa estadual e na sequência a nacional.

Além dos jovens da cidade, participaram representantes dos distritos de Porto Velho que debateram as propostas dos onze eixos temáticos e sintetizaram as demandas da juventude. Dezesseis delegados eleitos durante o evento que tem como tema “As Várias Formas de Mudar o Brasil” representarão o município na Estadual.

O coordenador municipal de Políticas Públicas para a Juventude, Bruno Eduardo, se diz satisfeito com o desenvolvimento da Conferência. “Alcançamos a nossa expectativa de ter uma representatividade forte da juventude. O teatro Banzeiros tem a capacidade para duzentas pessoas, esperávamos entre cem a cento e cinquenta jovens e temos cento e trinta e cinco representantes que se dedicaram em contribuir”, frisou.

Bruno Eduardo conta ainda que as propostas levam em conta as transformações reais de diversas áreas que vão potencializar o desenvolvimento do jovem de forma integral. “Mudanças que a juventude quer que sejam transformadas em políticas públicas e efetivamente postas em prática”, afirmou.

Eixos

Dentre os eixos temáticos, o da Educação foi amplamente discutido. De acordo com Vânia Tomás, representante da Rede de Educação Cidadã e coordenadora do eixo, o objetivo do mesmo é trabalhar o que a Juventude vive na realidade da educação e como ela deve ser para no município de Porto Velho, Estado e Nação. “Trabalhamos as expectativas para educação não apenas no ensino da escola - ensino formal - e sim, o que pensamos para educação para a vida. Queremos que a educação não seja apenas para formar a juventude para o mercado de trabalho. É mais do que isso, é preciso ter uma educação para que a pessoa seja formada para ser tornar crítico. Que inspire e incentive a imaginação, os sonhos da Juventude que queira ser artista, por exemplo, e não apenas voltado para a área mercadológica” comenta Vânia Tomás.

Outra questão levantada foi educação indígena e no campo. “Para a educação indígena, tem de ser com olhar muito específico, para que seja um ensino bilíngue que incentive a identidade e o resgate da Cultura. Para o Campo a educação deve incentivar a juventude a permanecer no campo. Pois, hoje os jovens são educados para vir para a cidade. A mesma não vai dar conta de agregar a todos e acaba virando esses bolsões de miséria e violência. Dados mostram que setenta por cento dos alimentos que consumimos são produzidos no campo e são estes jovens que vão melhorar a vida no campo e cultivar os alimentos", acrescenta Vânia Tomás.

Em pauta estiveram 11 eixos temáticos, relacionados ao estatuto da juventude. Os mesmos são elencados pela Conferência Nacional:  “Juventude e Participação”, “Juventude e Educação”, “Juventude e Trabalho”, “Juventude e Diversidade”, “Juventude e Saúde”, “Juventude e Cultura”, “Juventude, Comunicação e Liberdade de Expressão”, “Juventude, Esporte e Lazer”, “Juventude e Meio Ambiente”, “Juventude, Território e Mobilidade” e “Juventude, Segurança e Paz”.

Ao final da programação houve um ‘Ponto Cultural’ com a apresentação de um grupo de hip hop da zona Leste e depois discussões e propostas bem como a eleição de delegados. O encerramento aconteceu às 19 horas.

Fonte - comunicação pmpv

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.