News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Segunda-Feira, 18 de Janeiro de 2021

SISTEMA FECOMÉRCIO ADERE A CAMPANHA CONTRA QUEIMADAS EM PORTO VELHO

A campanha contra queimadas leva palestras às escolas da rede pública de ensino (municipal e estadual).
Quarta-Feira, 26 de Agosto de 2015 - 14:17

O Sistema Fecomércio (Senac-Sesc-IFPE) é parceiro da prefeitura de Porto Velho na campanha “Não queime: queimada urbana é crime”, que tem como objetivo conscientizar os alunos sobre o problema das queimadas que nesta época do ano ocorrem com mais frequência. A campanha contra queimadas leva palestras às escolas da rede pública de ensino (municipal e estadual).

A primeira escola a receber a equipe do Senac e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) foi a escola João Bento da Costa, na zona sul de Porto Velho, nos últimos dias 20 e 21 de agosto. Na ocasião, Cinara Valentim, coordenadora das Atividades de Educação Ambiental do Senac, coordenou as atividades através da unidade Senac-Jatuarana.

Valentim discorreu sobre os riscos de se operar fogo neste período de estiagem, e o quanto a natureza pode ser prejudicada sem as devidas precauções. Ela também informou que em razão das queimadas a cidade acaba sofrendo o efeito estufa, aumentando a temperatura na localidade atingida e prejudicando, principalmente, as crianças.

O chefe de educação Ambiental da Sema, Sthenio Thaigo Rodrigues Mota, que também atua nas palestras, compreende que a melhor forma de conscientizar a população em geral, é tornar os alunos multiplicadores, trabalhando o tema em casa com a família.

Além do Sistema Fecomércio, a prefeitura tem como parceiras da campanha a Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Semtran), Universidade Federal de Rondônia (Unir), Batalhão Ambiental da Polícia Militar (BPA), Corpo de Bombeiros, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), entre outros.

 SOBRE AS QUEIMADAS

Queimar lixo no fundo do quintal ou na rua é crime ambiental, quem for pego em flagrante está sujeito a várias penalidades inclusive multa que varia de R$ 2,95 mil a R$ 5,90 mil. Denúncias podem ser feitas por meio do telefone 0800-647-1320. “Qualquer pessoa que testemunhar alguém provocando queimadas pode entrar em contato por esse telefone. E não precisa se identificar”, conclama.

As queimadas urbanas além de ser uma prática de crime frequente, elas contribuem também para a degradação da qualidade do ar da cidade, já atingidas pela poluição da frota de veículos. Em Porto Velho são executadas até cem queimadas diárias, dos mais variados compostos, naturais ou sintéticos são emitidos na atmosfera, provocando reflexos imediatos no atendimento infantil dos centros de saúde e pronto-socorro.

Fonte - assessoria de comunicação

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.