O governador Confúcio Moura reuniu-se nessa terça-feira (25), em Brasília, com a presidente do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Elisete Berchiol Iwai, a proposta de discutir a criação de uma entidade de previdência complementar para o Estado de Rondônia. O objetivo é evitar no futuro a falência do atual sistema.
De acordo com estudos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)) a população de idosos deve quadruplicar nas próximas décadas, com isso o sistema previdenciário do Brasil deve enfrentar grandes desafios. Para o governador, os regimes atuais próprios são frágeis e têm uma grande tendência ao colapso com o envelhecimento da população.
Confúcio Moura destacou que a criação pela Caixa Econômica Federal de um “guarda-chuva” de proteção, ou seja, a criação de uma entidade onde os regimes complementares previdenciários dos estados possam ser amparados, é o seu desejo.
Atualmente, a maioria dos estados brasileiros não possui um agente financeiro gerenciador desse benefício. De acordo com o governador, a presidente do INSS demonstrou interesse na proposta, mas tudo depende do Ministério da Fazenda, da Presidência da República e da Caixa Econômica Federal.
Participaram ainda da reunião, o procurador geral do INSS, Alessandro Astefanutto; a diretora de benefícios do INSS, Cinara Wagner Fredo; e a superintendente de Integração do Estado de Rondônia em Brasília, Elizete Lionel.
News Destaques
News Política
News Polícia
Editoria de Cultura
Editoria Geral
News Eleições 2020
News Vagas de Emprego
Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.